IPVA 2017 ES

Quem possui automóveis, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, caminhões, entre outros deve contribuir todos os anos com o IPVA 2017 ES. Quem define a alíquota que será utilizada como referência na cobrança do IPVA 2017 é o SEFAZ e o DETRAN, e o valor é diferente para cada tipo de automóvel, tempo de utilização e modelo do veículo.


O recolhimento do IPVA é cobrado pela Secretaria de Estado da Fazenda de cada estado do Brasil, 50% do valor recolhido é destinado para o município onde o veículo foi licenciado a outra parte vai para o Estado onde o dinheiro recolhido é aplicado na manutenção de asfaltos, faixas de pedestre, semáforos, radares e infraestrutura para as novas rodovias dos estado do Espírito Santo.


IPVA 2017 ES

Ao efetuar o pagamento do IPVA 2017 ES à vista na data do primeiro pagamento você terá um desconto de 5% sobre o valor total. Outra forma é parcelar em duas vezes o pagamento, mas você também não terá o benefício do desconto.

IPVA 2017 ES

Os vencimentos variam de acordo com o número final da placa do veículo e das categorias dos veículos, conforme segue:

  • Caminhões, ônibus e micro-ônibus – vencimento entre os meses de março e agosto.
  • Automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas entre outros vencem entre os meses de abril e junho.

Para saber as datas de vencimento do seu pagamento, confira as tabelas referentes no portal da SEFAZ ES pelo site.

Leia Também:

Consulta IPVA ES

A SEFAZ ES emite o carnê de pagamento que será entregue pelos Correios na residência do contribuinte no mês anterior ao vencimento do imposto você também pode fazer a consulta IPVA ES pela internet. Caso você não tenha recebido, acesse o portal do Detran Espírito Santo e solicite uma segunda via.

IPVA 2017 ES

Leia também:


Realizar a consulta IPVA ES é simples e sem custo, você pode consultar o valor da seguinte forma:

  • Acesse o site www.sefaz.es.gov.br;
  • Informe o numero da sua placa;
  • Preencha o campo solicitado com o RENAVAM do veículo;
  • Clique em “Enviar”.

Pagamento IPVA ES

É importante saber que os carnês para efetuar o pagamento IPVA ES serão entregues nos endereços cadastrados no DETRAN, por isso se o contribuinte tiver alguma alteração de endereço é preciso entrar em contato com o órgão. Também é possível emitir o boleto no portal da SEFAZ, informando a placa e o RENAVAM do veículo.

IPVA 2017 ES

Com o boleto em mãos, o pagamento poderá ser efetuado na rede bancária autorizada, neste caso, o Banco do Estado do Espírito Santo – BANESTES. Há possibilidade do contribuinte pagar nas máquinas de autoatendimento ou pelo Home Banking do BANESTES.

O comprovante de pagamento do IPVA não serve como documento, o certificado de licenciamento será entregue na residência do proprietário em sete dias, porém se o condutor do veículo for parado em uma blitz de Estado o mesmo pode apresentar o comprovante mostrando que o documento do veículo não chegou.

Detran ES

A página sobre o IPVA do Detran Espírito Santo é repleta de informações para os contribuintes, para saber sobre isenções ou imunidade você poderá entrar em contato através dos meios a seguir.

IPVA 2017 ES

Confira abaixo o endereço e telefone do Detran ES:

  • Av. Nossa Senhora da Penha, 2270 – Santa Luzia, Vitória – ES, 29045-950;
  • (27) 3137-2666 ou (27) 3137-2670;
  • www.detran.es.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *