IPVA 2018 AL — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO


A frota de veículos no estado de Alagoas vem crescendo muito desde 2013, quando o Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN), registrou 266,17 mil veículos circulando no estado. E com esse aumento de automóveis no estado, novas rodovias, estradas e ruas estão sendo criadas na região, sendo que parte da verba utilizada para estes investimentos vem do pagamento do IPVA 2018 AL.


Muitas pessoas no estado já possuem o seu carro próprio, motocicleta, caminhão e micro-ônibus. Com isso, é preciso ficar atento as exigências e aos impostos cobrado pelo estado. Anualmente é encaminhado aos portadores de veículos de automotor, um imposto emitido pelo estado, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, que serve para regularizar e fiscalizar os veículos do estado.


É de grande importância o pagamento do imposto já que, aquele que não pagar essa taxa, estará sujeito a multas e a perda de pontos na carteira. E caso você não saiba como pagar o IPVA Alagoas, o texto a seguir será de grande ajuda, pois, além de ensinar a fazer o pagamento, você ainda irá conferir informações a respeito do calendário. Vale a pena conferir!

IPVA 2018 AL

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA AL), é um imposto exigido pelo estado que tem como objetivo regularizar e fiscalizar os veículos que circulam pelas ruas e rodovias de Alagoas. E o dinheiro arrecadado em cima dos veículos geralmente é dividido em duas partes, sendo, 50% vai para o próprio estado, e a outra metade vai para o local onde o automóvel foi registrado.

IPVA 2018 AL

Lembrando que esse imposto só emitido aos veículos que circulam em terra, carros, motocicletas, caminhões e micro-ônibus, já os que circulam em mar ficam a mercê da marinha do Brasil. O IPVA 2018 Alagoas pode ser pago em duas formas, de maneira única (a vista) ou parcelada, podendo parcelar em até 3 vezes dependendo do estado.

O pagamento por cota única garantirá ao motorista um desconto sobre o valor total da dívida. Mas para saber, ao certo, quanto está devendo, será necessário consultar as informações do seu veículo no site do Detran AL. Saiba mais a seguir:

Consulta IPVA 2018 AL

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas vem divulgando suas consultas por meio do calendário IPVA 2018 AL de prazos de pagamento. Os proprietários de veículo poderão pagar o imposto de cota única (à vista) com direito a desconto, ou parcelado podendo parcelar em até 6 vezes. A taxa para o calculo do IPVA varia de acordo com a categoria do veículo.

O contribuinte poderá acessar a todas as informações sobre o seu automóvel pelo site do Detran AL. E caso não saiba como fazer o processo, basta seguir o guia-explicativos que elaboramos abaixo. Veja:

IPVA 2018 AL


Passo 01 – Abra o navegador e acesse o seguinte link www.detran.al.gov.br. Aguarde a página carregar para continuar o procedimento.


Passo 02 – Depois, com os dados do veículo em mãos (Renavam e Placa), preencha os campos solicitados para fazer a consulta.


Passo 03 – Por fim, basta clicar em “Consultar”. Após a página carregar você verá todo o histórico de seu veículo e ainda poderá verificar se há alguma multa pendente.


Realizar a consulta IPVA 2018 AL é um processo muito rápido e prático e o motorista não leva mais que 5 minutos para concluí-la. Confira logo abaixo ótima dicas a respeito do calendário de pagamento do Imposto no estado de Alagoas.

Calendário IPVA 2018 AL Tabela

IPVA 2018 AL

A tabela IPVA 2018 AL é uma ferramenta criada para acelerar e facilitar a consulta do contribuinte na hora de efetuar o pagamento do imposto. Ele é oferecido pelo Detran AL para que você possa se informar a respeito da data para o pagamento do veículo, este que pode ser feito a vista ou parceladamente.

Assim, o proprietário poderá se organizar e se preparar melhor para paga o IPVA 2018 Alagoas sem que tenha que enfrentar algum tipo de problema. É importante que os proprietários de veículos de automotores fiquem atento à esta tabela, pois o atraso ou a falta de pagamento poderá resultar em multas, ou até mesmo no recolhimento do veículo.

Pagamento IPVA 2018 AL

IPVA 2018 AL

O pagamento IPVA AL pode ser feito a vista até a data de vencimento, com um desconto de 10% em cima do valor total. O DETRAN disponibiliza também uma outra forma de pagamento, parcelado, mas não terá o benefício do desconto. O contribuinte poderá acessar o site do Departamento de Trânsito do estado para imprimir o boleto de pagamento.

Pagar o IPVA Alagoas é muito importantíssimo para a realização do processo de renovação do Certificado de Registro do veículo para que o veículo esteja apto a circular. Lembrando que é preciso ter em mãos e número do RENAVAN e a placa do veículo no momento em que for pagar.

Detran AL

Caso o problema com o seu veículo seja outro além do pagamento do IPVA Alagoas 2018, no site do Detran AL é possível encontrar uma série de outros serviços que possam ajudar. E se preciso, dirija-se até uma unidade de atendimento do órgão mais próxima.

  • Telefone: (82) 4002-2194;
  • Site: detran.al.gov.br;
  • Horário de funcionamento: ;
  • Endereço: Av. Menino Marcelo, 99 – Cidade Universitária, Maceió – AL, 57073-470.

  • Conclusão

A forma mais fácil de evitar problemas no trânsito, é mantendo o IPVA 2018 AL de seu veículo regularizado e fiscalizado pelo estado. Além do proprietário poder ir e vir em sua cidade tranquilamente, ele poderá viajar para outras cidades sem se preocupar em ser parado nas Blitz.

Nenhum motorista deseja chegar em casa com multas e menos pontos na carteira, então, para evitar transtornos, faça agora mesmo uma consulta do imposto de seu veículo e regularize o seu automóvel. Com sua documentação em dia, você estará livre desse tipo de problema e poderá exercer sua função e fazer suas viagens com muita tranquilidade, livre de problemas e dor de cabeça.