IPVA 2018 MS — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO


O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que recaí sobre todos os proprietários de veículos terrestres e aquáticos, é cobrado anualmente o seu pagamento é obrigatório. O valor do IPVA 2018 MS a ser pago vai depender do tipo do veículo, seu valor na tabela FIPE e da alíquota aplicada pelo governo do Estado.


É muito importante estar em dia com o pagamento do imposto. Pois não pagar impedirá que o motorista faça a renovação do licenciamento de seu veículo. Ficando passível a multas e uma série de outras penalidades.


Para ajudá-los a entender todas as características desse imposto, trouxemos uma série de informações e questões importantes relacionadas ao IPVA Mato Grosso do Sul. Continue lendo para saber mais!

IPVA 2018 MS

O IPVA MS é um imposto cobrado pelo Governo do Estado a todos proprietários de veículos automotores, tanto os de via terrestre quanto os de via aquática.

IPVA 2018 MS

Qualquer tipo de veículo que seja motorizado deve realizar o pagamento do IPVA MS 2018. Essa arrecadação vai diretamente para os cofres do estado, que poderá utilizar esses recursos como bem entender. Não há uma orientação oficial sobre como deveria ser gasto o dinheiro do tributo.

O imposto é cobrado pela Secretaria de Fazenda de Estado do Mato Grosso do Sul e o órgão fica com 50% do valor arrecado; a outra metade do montante é destinado para o município que registrou o veículo.

Caso o tributo não for pago, o seu veículo não estará dentro das leis de trânsito, o que poderá ser bem chato para o motorista. Por isso é sempre importante pagar os impostos. E, caso o valor a ser pago seja alto, a dica é parcelar o IPVA MS 2018 e ir pagando aos poucos.

Consulta IPVA 2018 MS

Para consultar o valor IPVA 2018 MS, o contribuinte deverá acessar o site do Departamento de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) para saber o quanto deverá ser pago. Todo o processo é muito simples. O usuário deverá ter uma boa conexão com a internet e os dados de seu veículo em mãos para prosseguir.

Com tudo que é preciso em mãos, siga as nossas instruções a seguir para realizar a consulta IPVA MS:

IPVA 2018 MS


Passo 01. O primeiro passo a ser dado é acessar o site do DETRAN MS a partir do endereço eletrônico a seguir: www.detran.ms.gov.br. Espere a página carregar completamente.


Passo 02. Nessa página, será necessário informar o número da placa e do renavam do veículo a ser consultado. Depois disso, insira os números e letras para confirmar que você não está realizando uma busca automática.


Passo 03. Dentro de alguns segundos será possível conferir todos as pendências relacionadas ao IPVA MS 2018 do veículo consultado.


Nessa mesma página será possível imprimir a guia para realizar o pagamento das pendências do seu carro/moto/etc. Mas antes disso será necessário conferir o tabela IPVA 2018 MS para saber quando o pagamento deverá ser realizado:

Calendário IPVA 2018 MS Tabela

IPVA 2018 MS

Por meio do calendário IPVA MS é possível saber quais são as datas para pagamento caso você tenha escolhido pagar parcelado ou de forma única. As datas são estabelecidas de acordo com o número final da placa dos veículos. O calendário do pagamento do IPVA Mato Grosso do Sul 2018 é divulgado pelo Detran, geralmente no fim de dezembro.

Depois de conferir a tabela IPVA MS, chegou o momento de ver quais são as formas de realizar o pagamento e como fazê-lo. Veja mais a seguir:

Pagamento IPVA 2018 MS

IPVA 2018 MS

Para realizar o pagamento do IPVA MS é muito simples. O primeiro passo a ser dado é imprimir a guia de pagamento no próprio site do Detran MS.

No portal é possível imprimir a segunda via do documento, realizando os mesmos passos que nós mostramos no tópico sobre consultar o valor a ser pago.

Depois de realizar a impressão da guia de pagamento IPVA MS 2018, você deverá ir até uma agência bancária das seguintes instituições financeiras: Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica etc.

Ao chegar na agência, você poderá realizar o pagamento tanto nos terminais de autoatendimento quanto na boca do caixa, junto a um atendente.

Após realizar o pagamento, peça o comprovante e guarde-o com segurança dentro de casa. Ele poderá ser necessário no futuro.

Detran MS

A unidade do Detran MS, atende a população diariamente tirando dúvidas e resolvendo questões dos veículos do estado, se você preferir regularizar a situação do seu IPVA 2018 MS presencialmente confira as informações de localidade abaixo.

  • Telefone: (67) 3368-0500;
  • Site: www.detran.ms.gov.br;
  • Horário de funcionamento:  07:30–13:30;
  • Endereço: Rod. MS-80, Km 10, S/N – Conj. Jose Abrao, Campo Grande – MS, 79114-901.

  • Conclusão

Estar em dia com o pagamento dos tributos e impostos de seus veículos será essencial para não enfrentar problemas legais com o Detran no futuro. Ser parado em situação irregular poderá resultar em uma série de prejuízos que nenhum motorista e proprietário gostará de passar.

Por isso, é muito importante se planejar para efetuar o pagamento do IPVA 2018 MS dentro da data. É aconselhável realizar o pagamento por cota única, pois assim será possível obter um bom desconto sobre o valor total a ser pago.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida e não encontrou a resposta nesse artigo do IPVA MS 2018, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar. Boa sorte!