IPVA 2018 PE — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO


O fim do ano vai chegando e milhões de brasileiros de todas as partes do País já iniciam o planejamento para pagar os impostos. Para quem possui um carro, moto ou qualquer outro veículo automotor, o pagamento do DPVAT, IPVA 2018 PE e licenciamento são obrigatórios para regulamentar o veículo. Há uma série de impostos que são cobrados anualmente, e o imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um deles.


Todos os anos, o governo do Estado de Pernambuco divulga as datas de pagamento para quem pretende quitar o tributo de uma vez ou de forma parcelada – em até 5 vezes.


Deixar de pagar o imposto implica em uma série de penalidades. No geral, dá menos dor de cabeça estar em dia com o imposto do que deixar de pagá-lo. No conteúdo a seguir, trouxemos uma série de informações importantes sobre o IPVA Pernambuco, a respeito da consulta e como realizar o pagamento. Confira:

IPVA 2018 PE

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado de Pernambuco – IPVA PE – é um imposto estadual, cobrado anualmente, que recaí sobre todos os proprietários de veículos automotores. Ele foi criado como uma maneira do Estado arrecadar dinheiro.

IPVA 2018 PE

Parte da verba recolhida é destinada para as cidades que registraram os veículos. A outra metade fica nos cofres estaduais e a sua utilização pode ser variada, dependendo dos interesses do governo e sua agenda. A alíquota do IPVA Pernambuco a ser cobrado dependerá do tipo de veículo. Carros muito antigos não precisam pagar.

Para saber a data para realizar o pagamento, o proprietário deverá seguir o calendário disponibilizado pelo Detran PE para saber o dia em que deverá pagar o imposto de acordo com o número final da placa do seu automóvel. Mas, antes disso, é preciso saber quanto, de fato, há pra ser pago. E isso você aprenderá a seguir:

Consulta IPVA 2018 PE

Realizar a consulta do valor do IPVA PE 2018 é muito simples. Graças a internet, hoje é possível obter informações a respeito de um carro, por exemplo, dentro de poucos segundos. Conseguir essa mesma informação há algum tempo levaria dias.

Através do site do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Pernambuco será possível realizar todo o procedimento de forma muito simples. Mas antes de continuar, será necessário ter os documentos do veículo a ser consultado em mãos. Está tudo pronto? Então vamos lá!

IPVA 2018 PE


Passo 1 – O primeiro passo a ser dado é o de acessar o site do Detran PE por meio do endereço eletrônico a seguir: www.detran.pe.gov.br. Espere a página carregar completamente para continuar.


Passo 2 – Agora, você deverá prestar atenção na barra superior da página. Logo abaixo do nome Detran PE, há uma barra com um campo para a consulta de placa. Insira o número do veículo que você deseja consultar e clique em OK.


Passo 3 – Dentro de poucos segundos o sistema retornará com todas as informações relacionadas a seu veículo. E isso está incluso qual o valor de IPVA deverá ser pago.


Agora que você já sabe quanto deve ser pago através da consulta IPVA 2018 PE, chegou o momento de conferir o calendário para poder efetuar o pagamento das dívidas relacionadas a sua propriedade.

Calendário IPVA 2018 PE Tabela

IPVA 2018 PE

Por meio do calendário IPVA PE é possível saber quais são as datas para pagamento caso você tenha escolhido pagar parcelado ou de forma única. As datas são estabelecidas de acordo com o número final da placa dos veículos. A tabela IPVA 2018 PE é divulgado pelo Detran, geralmente no fim de dezembro.

Depois de conferir o calendário IPVA Pernambuco 2018, chegou o momento de ver quais são as formas de realizar o pagamento e como fazê-lo. Veja mais a seguir:

Pagamento IPVA 2018 PE

IPVA 2018 PE

Há duas formas de realizar o guia de pagamento do IPVA Pernambuco. A primeira é por cota única, realizando o pagamento de uma vez só. A outra é parcelando, o que pode ser feito no próprio banco.

Para quitar as dívidas, o proprietário deverá realizar a consulta IPVA PE 2018 e imprimir a 2 via da guia de pagamento no próprio site do Detran PE. Basta acessar o site e realizar a consulta. Depois de inserir as informações, clique para imprimir o boleto e espere a impressão terminar.

Agora é só ir até alguma agência das principais instituições financeiras do país para pagar o IPVA PE. Outra maneira simples de fazer o pagamento IPVA 2018 PE é por meio da internet. Clientes do Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Itaú têm a opção de pagar suas contas por meio do Banking online.

Detran PE

Se o proprietário do veiculo tiver problemas ao quitar o imposto sobre a propriedade de veículos automotores vá na unidade do Detran PE mais próxima a você e converse com um dos atendentes do órgão. No site do www.detran.pe.gov.br, também permite que alguns serviços sejam realizados no seu website, como: consulta cnh, consulta de débitos do veículo, consultar renavam, simulado, licenciamento, 2 via de documentos e muito mais!

  • Telefone: (81) 3184-8000;
  • Site: www.detran.pe.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 07:00–19:00;
  • Endereço: Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga – Recife – PE

  • Conclusão

Milhares de brasileiros estão planejamento seu orçamento para efetuar o pagamento do IPVA Pernambuco. Se você é um deles, saiba que o pagamento do imposto, além de obrigatório, é muito importante para não sofrer penalidades no futuro.

Caso a dívida relacionada a seu veículo esteja alta demais, veja as formas de parcelamento e converse com o gerente do seu banco sobre as melhoras formas de pagamento. Ficou com alguma dúvida referente ao IPVA 2018 PE ou gostaria de compartilhar alguma experiência? Deixe um comentário!