IPVA 2018 PI — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO


Deixar de pagar o IPVA 2018 PI pode resultar em consequências legais para os contribuintes. Isso porque o motorista será impedido de realizar o pagamento do licenciamento de sua propriedade e, caso for pego dirigindo em situação irregular, poderá sofrer perda de pontos na carteira e receber multas caras por conta dessa atitude.


Estar em dia com o imposto é a melhor solução e, a partir do calendário, é possível ver quais são as datas indicadas para o pagamento da dívida.


Assim como o seguro obrigatório, o IPVA PI é um imposto cobrado anualmente. Para quem já possui um carro há algum tempo, já está acostumado com o recolhido desse imposto. Porém, para motoristas de primeira viagem, o valor a ser pago pode ser uma surpresa desagradável para quem ainda não está habituado.

No conteúdo a seguir, abordaremos as principais questões a respeito do IPVA Piauí e suas características. Saiba mais!

IPVA 2018 PI

O IPVA PI é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é cobrado pelo Governo do Estado do Piauí, seja pela Secretaria de Fazenda do Estado ou então pelo Departamento de Trânsito do Estado do Piauí.

IPVA 2018 PI

O tributo recaí para todos os proprietários de veículos automotores de vias terrestres e aquáticas. E nessa lista está incluída veículos como ônibus, micro-ônibus, van, motos, carros, barcos e até mesmo lanchas. Metade do valor arrecado vai diretamente para os cofres do Estado. A outra parte é repassada para as cidades que registraram esses veículos.

O dinheiro recolhido é utilizado pelo Estado da forma que ele bem entender. Muita gente acredita que o dinheiro do IPVA PI 2018 serve para melhorar as condições das cidades, mas isso é uma inverdade. A forma como o Estado utiliza o dinheiro do repasse é conforme os interesses administrativos do governador.

Consulta IPVA 2018 PI

Graças ao auxílio da internet, atualmente e possível obter informações de uma forma bastante rápida. Como o Detran PI é um órgão público, antigamente demorava horas e, até mesmo, dias para se conseguir uma simples informação.

Atualmente, graças aos sites e suas tecnologias, é possível realizar a consulta IPVA 2018 PI para saber a situação do veículo e verificar todas as suas pendências com apenas alguns cliques.

Para prosseguir, será necessário pegar os documentos do veículo a ser consultado e ter uma boa conexão com a internet. Depois disso, confira as dicas a seguir:

IPVA 2018 PI


Passo 01. O primeiro passo a ser dado é o de acessar o site do DETRAN PI por meio do endereço eletrônico a seguir: www.detran.pi.gov.br. Acesse essa página e espere-a carregar completamente.


Passo 02. Nessa etapa, será necessário informar o número da placa, do renavam e o ano de exercício que deseja consultar. Insira o captcha conforme indicado e depois clique em Consultar.


Passo 03. Dentro de poucos segundos o sistema retornará com o valor do IPVA Piauí a ser pago pelo veículo consultado.


Agora chegou o momento de conferir o calendário de pagamento IPVA PI 2018 para se certificar qual será o dia em que você poderá pagar as dívidas de seu carro. Saiba mais a seguir:

Calendário IPVA 2018 PI Tabela

IPVA 2018 PI

O tabela IPVA 2018 PI é divulgado, geralmente, no final do ano. O calendário será informado no final desse ano, provavelmente no fim de Dezembro. A partir dessas informações, o proprietário poderá saber quais são as datas estabelecidas para o pagamento, levando em consideração as formas e os meios de pagamento.

Como você pode ver no calendário, as datas são relacionadas com a terminação da placa de sua propriedade. Para saber o dia para realizar o pagamento, é só olhar o final da placa de sua propriedade e comparar com as informações disponibilizadas no calendário IPVA PI 2018.

Pagamento IPVA 2018 PI

IPVA 2018 PI

Realizar o pagamento do IPVA Piauí é muito simples. A quitação das dívidas pode ser realizada em qualquer casa lotérica ou agência do Banco do Brasil ou então na Caixa Econômica Federal do seu estado, através do boleto enviado pelo DETRAN.

Caso o boleto não chegue em sua residência ou você tenha perdido, é possível imprimi-lo no site do DETRAN para efetuar o pagamento.

Ao imprimir o Guia de recolhimento ou o boleto, o proprietário do veículo terá que se locomover até uma das agências citadas acima e la ele poderá efetuar o pagamento.

Para aqueles que pagam a taxa em cota única, ou seja, a vista, terá um desconto considerável em cima do valor total da dívida. E para aqueles que não possuem condições financeiras para efetuar o pagamento do IPVA 2018 PI em uma única vez, poderão parcelar o pagamento em ate três vezes.

Visualize o seu calendário e efetue o pagamento para poder dirigir livre de problemas. Legalizar o seu veículo é muito importante, então não perca tempo e faça já suas consultas.

Detran PI

Se suas dúvidas referentes ao IPVA 2018 PI foram esclarecidas, você já pode começar suas consultas para a regularização do seu automóvel. Mas ainda possua problemas referente ao seu veículo, basta dirigir-se a unidade física do Detran PI. Veja o endereço logo abaixo:

  • Telefone: (89) 3439-1408;
  • Site: www.detran.pi.gov.br;
  • Horário de funcionamento:  08:00–18:00;
  • Endereço: Avenida Gil Martins, 2000, Bairro Redenção, CEP: 64.017-870 Teresina – PI.

  • Conclusão

No artigo de hoje você aprendeu como realizar a consulta do IPVA 2018 PI, quais são as formas de pagamento e uma série de informações interessantes sobre o tributo. Agora chegou a hora de regularizar a sua situação e sair dirigindo por aí.

No caso de dúvidas, deixe um comentário!