IPVA 2018 RS — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO


O imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um imposto que recaí sobre todos os proprietários de veículos automotores, como o nome sugere. Assim como em todos os outros estados brasileiros, os cidadãos de Rio de Grande do Sul também terão que pagar o IPVA 2018 RS como um recolhimento anual do tributo relacionado a posse de um veículo.


Todos os anos o governo publica um calendário informando todas as datas e formas de pagamento, levando em consideração a terminação das placas dos veículos cobrados. Para quem não está ligado no assunto, deixar de pagar o IPVA RS pode incindir em uma série de consequências legais para o proprietário do veículo. Por isso, realizar o pagamento é a solução mais inteligente.


Para que não pese no orçamento, será necessário fazer um planejamento e buscar formas de obter descontos no momento do pagamento. Caso você queira saber mais informações referente ao IPVA Rio Grande do Sul continue lendo, pois, separamos no conteúdo a seguir uma série de informações importantes acerca do imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Confira a seguir:

IPVA 2018 RS

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA RS – incide sobre todos os proprietários de veículos dessa categoria no Estado.

IPVA 2018 RS

O objetivo do imposto é aumentar a contribuição para com o Estado. Metade da alíquota do IPVA Rio Grande do Sul é recolhida e repassada para o município que registrou o veículo em questão. Parte desse dinheiro é repassado para melhorias na cidade e no estado em geral.

O imposto é recolhido todos os anos e o seu valor depende de cada estado e do tipo de veículo que está sendo cobrado. Para saber o valor a ser pago, será necessário acessar o site do Detran RS para poder visualizar essas informações.

Consulta IPVA 2018 RS

Graças a internet e suas ferramentas é possível obter uma série de informações que, antigamente, seriam obtidas de forma muito mais burocrática a algum tempo. Através do site da SEFAZ RS é possível obter todas as informações relacionadas a situação do seu veículo. Inclusive, qual o valor do IPVA RS precisa ser pago para regularizar a situação.

Confira as dicas que separamos a seguir para você acessar o site da SEFAZ e consultar o valor a ser pago relacionado a seu veículo:

IPVA 2018 RS


Passo 1 – O primeiro passo a ser dado é abrir o site do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul – DETRAN RS –, por meio do endereço eletrônico a seguir www.detran.rs.gov.br.


Passo 2 – Espere a página carregar completamente e insira os números da placa do veículo e do renavam nos campos indicados. Após isso, marque a opção que indica de que as buscas não estão sendo realizadas de forma automatizadas. Depois, clique em consultar.


Passo 3 – Dentro de poucos segundos o sistema retornará com os valores a serem pagos, em seus respectivos anos de exercício.


Agora será necessário conferir a tabela IPVA 2018 RS para saber, precisamente, quais são as datas de pagamento de acordo com o número da placa do seu veículo. Saiba mais a seguir:

Calendário IPVA 2018 RS Tabela

IPVA 2018 RS

O calendário IPVA RS são publicadas pela Secretaria da Fazenda do Estado sempre no final do ano. Para o pagamento do 2018, a tabela IPVA 2018 RS foi divulgada no final do mês de Dezembro. Além de mostrar as datas, a publicação traz uma série de informações acerca das formas de pagamento, as datas para pagar com desconto e para quem quitar o tributo de uma vez só.

As datas do calendário IPVA Rio Grande do Sul 2018 estão relacionadas com a terminação do número da placa dos veículos. É só conferir o número da placa de sua propriedade e comparar com o calendário divulgado para o pagamento do IPVA RS.

Pagamento IPVA 2018 RS

IPVA 2018 RS

Para realizar o guia de pagamento do IPVA Rio Grande do Sul é muito simples. O primeiro passo a ser dado é imprimir a guia de pagamento no próprio site do Detran RS. No portal é possível imprimir a segunda via do documento, realizando os mesmos passos que nós mostramos no tópico sobre consultar o valor a ser pago.

Depois de realizar a consulta IPVA 2018 RS é só levar a impressão da guia até uma agência bancária das seguintes instituições financeiras: Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica etc.

Ao chegar na agência, você poderá pagar o IPVA RS tanto nos terminais de autoatendimento quanto na boca do caixa, junto a um atendente. Após realizar o pagamento IPVA 2018 RS, peça o comprovante e guarde-o com segurança dentro de casa. Ele poderá ser necessário no futuro.

Detran RS

Se possuir alguma infração com o Detran RS e quer quitar logo antes que seja pego por um dos atendentes ou em alguma blitz o recomendado a se fazer é dirigir-se a uma unidade do Detran RS. O órgão também permite que alguns serviços sejam realizados no seu website, www.detran.rs.gov.br, como: consulta cnh, consulta de débitos do veículo, consultar renavam, simulado, licenciamento, 2 via de documentos e muito mais!

  • Telefone: (51) 3288-2000;
  • Site: www.detran.rs.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 07:00–19:00;
  • Endereço: Av. Julio de Castilhos, nº 505 CEP: 90030-131 Porto Alegre – RS.

  • Conclusão

Depois de tantas dicas e informações, aposto que será fácil consultar o valor do IPVA Rio Grande do Sul toda vez que você julgar necessário. Vai realizar até consultar para seus amigos e familiares!

É muito importante conhecer todos os detalhes sobre os impostos que pagamos todos os anos. Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente ao IPVA 2018 RS, faça um comentário com as suas questões.