IPVA 2017 RS

IPVA 2017 RS incide exclusivamente sobre a propriedade de veículos automotores. Isso significa que quem tem automóveis, ônibus, caminhonetes, utilitários, motocicletas, motonetas, triciclos, aeronaves, embarcações, caminhões, entre outros, contribui com esse imposto que deve ser pago todos os anos.

O recolhimento do IPVA é cobrado pela Secretaria de Estado da Fazenda de cada estado do Brasil, 50% do valor recolhido é destinado para o município onde o veículo foi licenciado a outra parte do dinheiro recolhido vai para o Estado onde é aplicado em asfaltos, faixas de pedestres, semáforo, radares e infraestrutura para as rodovias dos Estados que é bastante utilizada por caminhoneiros para o transporte de carga.

IPVA 2017 RS

Quem define o valor que devo contribuir é a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, o valor do IPVA 2017 RS é diferente para cada tipo de automóvel, tempo de utilização e modelo do veículo. É o Estado define a alíquota que será utilizada como referência na cobrança do imposto.

IPVA 2017 RS

A Sefaz RS incentiva o pagamento antecipado beneficiando o contribuinte com diversos tipos de descontos. É possível aproveitar o desconto no pagamento antecipado à vista e no pagamento antecipado parcelado.

Leia Também:

Pagamento IPVA RS

O pagamento IPVA RS antecipado à vista, efetuado até 2 de janeiro deste ano, oferece ao contribuinte a possibilidade de 3% de desconto. Depois desta data, o contribuinte ainda consegue o benefício do desconto para pagamentos parcelados com vencimento entre janeiro e março.

O contribuinte ainda conta com os descontos dos programas “Bom Cidadão e Bom Motorista”. Acesse o site da Sefaz RS e se informe sobre esses programas. O contribuinte que optar pelo não pagamento antecipado com desconto terá o vencimento entre os meses de abril e julho, conforme a placa do veículo.

Leia também:

O contribuinte que optar pelo pagamento antecipado tem até a data limite descrita acima para se beneficiar com os descontos. No site da Sefaz RS há uma tabela completa com as possibilidades de descontos com todos os programas ofertados pela Fazenda. Para quem optar pelo pagamento do IPVA 2018 sem desconto será de acordo com o final da placa do veículo.

Consulta IPVA RS

IPVA 2017 RS

Você pode realizar a consulta IPVA RS da seguinte forma:

  • Acesse o site www.detran.rs.gov.br;
  • Informe a placa do veiculo;
  • Informe o RENAVAM;
  • Clique em “Consultar”.

A partir de 2015 não haverá o envio da guia de recolhimento ou boleto para a residência do contribuinte. O pagamento deverá ser executado diretamente nas agências bancárias credenciadas para esta função: Banrisul, Banco Bradesco, Banco do Brasil, SICREDI e Itaú.

Detran RS

A página inicial do IPVA da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul é repleta de informações aos contribuintes. É possível, por intermédio desta página redirecionar para o Banco de sua preferência para executar o pagamento e até se inscrever para receber via e-mail nos próximos anos o valor do seus futuros IPVA’s.

IPVA 2017 RS

Confira abaixo o endereço e telefone do Detran RS:

  • Av. Júlio de Castilhos, nº 505 – CEP: 90030-131 – Porto Alegre – RS;
  • (51) 3288-2000;
  • www.detran.rs.gov.br.

Deixe um Comentário