IPVA 2018 BA — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

Para quem mora no Estado da Bahia e possui um veículo automotor de qualquer categoria, então provavelmente também está ase preparando para pagar os impostos relacionados a propriedade. Com o encerrar do ano de 2017 muitos contribuintes estão pesquisando informações acerca do IPVA 2018 BA. O valor a ser pago varia, e vai depender das alíquotas cobradas pelo Estado da Bahia e o tipo de veículo que você possui.

Não pagar IPVA Bahia resultará em uma série de problemas para o motorista. Entre as penalidades, o motorista não poderá realizar a renovação do licenciamento do veículo, tornando-o irregular.

Nesse sentido, caso for parado o contribuinte que não está com o IPVA em dia poderá perder pontos na carteira e receber multa por dirigir em situação irregular. No artigo de hoje, reunimos as informações mais importantes e relevantes a respeito do IPVA BA. Continue lendo para saber tudo sobre esse imposto:

IPVA 2018 BA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores – IPVA BA – é um imposto cobrado pelo Governo do Estado a todos proprietários de veículos automotores, tanto os de via terrestre quanto barcos etc.

IPVA 2018 BA

Qualquer tipo de veículo que seja motorizado deve realizar o pagamento do imposto. Essa arrecadação vai diretamente para os cofres do estado, que poderá utilizar esses recursos como bem entender. Não há uma orientação oficial sobre como deveria ser gasto o dinheiro do tributo.

A alíquota do IPVA Bahia é cobrado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e o órgão fica com 50% do valor arrecado; a outra metade do montante é destinado para o município que registrou o veículo.

Caso o tributo não for pago, o seu veículo não estará dentro das leis de trânsito, o que poderá ser bem chato para o motorista. Por isso é sempre importante pagar os impostos. E, caso o valor a ser pago seja alto, a dica é parcelar o IPVA e ir pagando aos poucos.

Consulta IPVA 2018 BA

Para consultar as informações relacionadas a seu veículo, o proprietário deverá acessar o site do Departamento de Trânsito do Estado da Bahia – Detran BA – para realizar a consulta. Atualmente, não é preciso ir no departamento de trânsito para realizar operações simples. Agora é possível obter qualquer tipo de informação disponível no Detran graças a internet.

IPVA 2018 BA

Para saber o valor do IPVA BA, confira a seguir o passo a passo necessário para realizar a consulta:


Passo 1 – Abra uma nova aba em seu navegador e, na barra de endereços, digite o endereço a seguir: www.servicos.detran.ba.gov.br. Espere a página carregar completamente para poder prosseguir.


Passo 2 – Nessa página, o motorista deverá clicar na opção “Situação do Veículo” para dar uma olhada geral no cenário. Aqui será possível ver todas as dívidas e pendências relacionadas ao veículo consultado.


Passo 3 – Agora, você poderá realizar a pesquisa tanto pelo número do Chassi quanto pelo Renavam do veículo que deseja consultar. Escolha a opção mais indicada, informe o número no campo indicado, clique caixa para informar que você não é um robô e clique em pesquisar.


Passo 4 – Dentro de poucos segundos será possível conferir todas as dívidas relacionadas ao veículo consultado.


Para quem deseja regularizar a situação do seu veículo, consultar a valor a ser pago é o primeiro passo. O segundo é conferir o calendário de pagamento para saber, de fato, qual é a data e o prazo estabelecido para realizar o pagamento do IPVA Bahia.

Calendário IPVA 2018 BA Tabela

IPVA 2018 BA

O calendário IPVA BA é uma espécie de ferramenta que tem como objetivo informar aos contribuintes o dia em que deverão pagar o tributo de acordo com a placa de suas propriedades. A tabela IPVA 2018 BA é divulgado pelo Detran e nele mostra as datas para quem vai pagar parcelado ou de uma vez só – com e sem desconto.

Por meio dessas informações será possível se programar para pagar o IPVA Bahia 2018 da melhor maneira – sem comprometer o orçamento mensal.

Pagamento IPVA 2018 BA

IPVA 2018 BA

Pagar o IPVA BA é muito simples. No momento da consulta do veículo, o motorista deverá imprimir o guia de pagamento do IPVA BA caso tenha perdido a primeira via que é enviada pelos Correios.

Após realizar a consulta IPVA 2018 BA e ter visto qual é o valor a ser pago, siga as dicas a seguir para você quitar as pendências relacionadas ao IPVA do seu carro, moto, barco etc. Veja:


Passo 1. Com os documentos do veículo em mãos, vá até uma agência do Bradesco, Banco do Brasil, Itaú ou Caixa;


Passo 2. O pagamento poderá ser feito tanto no guichê de autoatendimento quanto na boca do caixa. Pegue o valor a ser pago e escolha a forma de pagamento que mais te agradar!


Passo 3. Pronto! Depois de realizar o pagamento, peça o comprovante e pronto. Você realizou o pagamento do IPVA de seu veículo.


Detran BA

Caso possua problemas ao quitar seu imposto, não exite em dirigir-se a uma unidade do Detran BA. O órgão também permite que alguns serviços sejam realizados no seu website, detran.ba.gov.br , como: consulta cnh, consulta de débitos do veículo, consultar renavam, simulado, licenciamento, 2 via de documentos e muito mais!

  • Telefone: (71) 3535-0888;
  • Site: www.detran.ba.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 07:00–19:00;
  • Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães – Iguatemi.

  • Conclusão

Estar em dia com os documentos é a melhor forma de dirigir sem a preocupação de ser parado e sofrer uma multa ou perder contas na carteira pode causa de irregularidades no veículo.

No artigo de hoje, falamos sobre os principais pontos sobre o IPVA 2018 BA. Caso você tenha dúvidas e experiências para compartilhar, deixe um comentário!