IPVA 2018 DF — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

Todos os cidadãos do Distrito Federal que possui um veículo automotor, seja terrestre ou aquático, deverá pagar o IPVA 2018 DF desse ano, assim como os brasileiros dos demais Estados do País. O imposto sobre a propriedade de veículos automotores é cobrado pelo governo do estado e o seu pagamento é obrigatório.

O IPVA Distrito Federal pode ser parcelado em até 5 vezes e o valor cobrado varia de acordo com o estado e o tipo de veículo. Carros mais caros costumam pagar mais de impostos.

Deixar de pagar o tributo impende que o proprietário do veículo faça a renovação de seu automóvel. Por isso é muito importante manter o tributo em dia, mesmo que a quantia seja um pouco alta. Pois, atualmente, há diversas maneiras de obter descontos e de negociar a sua dívida.

No conteúdo a seguir, falaremos sobre uma série de questões e pontos importantes acercas do IPVA DF. Continue lendo para esclarecer todos as suas dúvidas sobre o assunto.

IPVA 2018 DF

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Distrito Federal – IPVA DF – é um imposto cobrado pelo Estado e recolhido através do Departamento de Trânsito de DF anualmente.

IPVA 2018 DF

O imposto recaí para proprietários de carros, motos, vans, ônibus, micro-ônibus, lanchas, barcos de pesca etc. a alíquota do IPVA Distrito Federal a ser cobrado varia de acordo com o tipo de veículo.

Deixar de pagar o IPVA para do Detran DF implica no impedindo da regularização do veículo e, com isso, o motorista ficará sujeito a multas, perda de pontos na carteira e outras penalidades. Parte da verba recolhida vai para as cidades que registraram os veículos. Outra parte é destinada para o Estado, no caso DF.

Consulta IPVA 2018 DF

Pra consultar o valor do IPVA DF, o proprietário deverá acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda do DF – SEFAZ DF – e informar os dados da propriedade que deseja consultar no órgão. A consulta é rápida, porém será necessário informar alguns dados importantes. Por isso é essencial estar com os documentos do automóvel/moto/etc em mãos.

Para consultar o valor de um carro ou moto, confira os procedimentos a seguir:

IPVA 2018 DF


Passo 1 – O primeiro passo a ser dado é acessar o site da instituição por meio do endereço eletrônico a seguir: www.fazenda.df.gov.br. Espere a página carregar completamente para conferir todas as informações disponíveis.


Passo 2 – Agora será necessário informar o número do Renavam, o ano de exercício e que tipo de consulta deseja realizar. Marque a opção “Dívida ativa” e clique em executar.


Passo 3 -Dentro de poucos segundos o sistema retornará com todas as pendências relacionadas ao IPVA do veículo consultado – dentro do ano de exercício escolhido.


Pronto! Agora que você já sabe quanto deve ser pago, chegou o momento de consultar tabela IPVA 2018 DF para saber quando que a dívida deve ser paga.

Calendário IPVA 2018 DF Tabela

IPVA 2018 DF

O calendário IPVA DF 2018 será divulgado no final do mês de Dezembro desse ano, e trará informações a respeito do pagamento do imposto, seja de forma parcelada ou em cota única. As informações da tabela IPVA DF são baseadas de acordo com o número final das placas dos veículos. Dessa maneira, é possível saber que a dm ata para realizar o pagamento dependendo da placa do seu carro.

Agora que você viu o calendário IPVA DF 2018 o dia para efetuar o pagamento, chegou o momento de conhecer as formas e os meios para realizá-lo. Confira a seguir:

Pagamento IPVA 2018 DF

IPVA 2018 DF

Há basicamente duas formas para realizar o guia de pagamento do IPVA Distrito Federal. A primeira é por cota única, aonde o proprietário poderá receber um desconto de até 15% sobre o valor total da dívida. A outra forma é por meio do parcelamento.

Para pagar o imposto é simples. Caso você tenha perdido a primeira guia, deverá realizar a consulta IPVA 2018 DF e imprimir a 2 via do tributo no próprio site da SEFAZ DF, realizando os mesmos passos para consultar o valor a ser pago. Será necessário clicar na opção “imprimir guia de pagamento” para gerar o boleto.

Agora, para pagar o IPVA DF o proprietário deverá ir até uma agência do Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica ou qualquer outra instituição financeira para realizar o pagamento. A quitação do débito poderá ser realizada tanto nos terminais de autoatendimento quanto com uma atendente.

Após a conclusão do pagamento IPVA DF 2018, peça um recibo e pronto. Esse recibo poderá ser utilizado futuramente, então é dica guardá-lo em um lugar seguro e que você possa acessá-lo rapidamente, sempre que precisar.

Detran DF

Se por via das dúvidas o proprietário do veiculo automotor possua algum problema com o Detran DF o recomendado a se fazer é que você vá na unidade mais próxima a você e que agende o seu serviço lá no local. O órgão também permite que alguns serviços sejam realizados no seu website, www.detran.df.gov.br, como: consulta cnh, consulta de débitos do veículo, consultar renavam, simulado, licenciamento, 2 via de documentos e muito mais!

  • Telefone: (61) 3120-9800;
  • Site: www.detran.df.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 07:00–19:00;
  • Endereço: SAM, Lote “A” Bloco “B” Ed. Sede DETRAN/DF – CEP: 70.620-000.

  • Conclusão

Muitos motoristas e proprietários de veículos automotores já estão planejamento o orçamento para realizar o pagamento do IPVA Distrito Federal. Por conta disso, é necessário aprender o quanto antes tudo de relevante a respeito do imposto.

Ao aprender a consultar o saldo através da internet, você nunca mais perderá tempo ao consultar a situação legal de suas propriedades. Caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito do IPVA 2018 DF, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar. Boa sorte!