IPVA 2018 MA — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado do Maranhão já foi recolhido no ano de 2017. Porém, muitos cidadãos do Estado já estão se planejamento para o pagamento do tributo IPVA 2018 MA. Se você é proprietário de algum veículo automotor, então já deve estar acostumando com o pagamento desse imposto.

O calendário para o pagamento é divulgado no final de todos os anos, trazendo informações a respeito das formas de pagamento, assim como as datas limites para quitar a dívida. Para quem deseja pagar o imposto de uma vez só, é possível conseguir uma boa margem de desconto sobre o valor total da dívida.

Se você deseja saber mais informações sobre o imposto, saiba que o conteúdo a seguir foi desenvolvido especialmente pra você. Continue lendo e não se esqueça de compartilhar esse artigo com amigos e parentes que precisam saber mais sobre o IPVA Maranhão.

IPVA 2018 MA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado do Maranhão é um tributo que recaí sobre todos os proprietários de veículos automotores da região. Isso incluí, por exemplo, desde lanchas até motos comuns.

IPVA 2018 MA

O objetivo do IPVA MA 2018 é o recolhimento de verbas para o próprio estado – que repassa metade do que recebe para as cidades que registraram os veículos. O valor a ser pago pelos proprietários vai depender do estado em que o veículo foi registrado e de qual categoria ele pertence.

O IPVA Maranhão é recolhido todos os anos. No final do ano é divulgado um calendário informando tudo que os motoristas precisam saber para realizar o pagamento do tributo. Quem deixa de pagar fica impedido de pagar o licenciamento de suas propriedades e, assim, acabam correndo uma série de riscos.

Por isso é muito importante estar sempre em dia com as suas responsabilidades. Para saber quanto há para ser pago, confira a seguir todos os passos necessários para consultar o valor IPVA 2018 MA de seu veículo.

Consulta IPVA 2018 MA

Através do site do Departamento de Trânsito do Estado do Maranhão (Detran MA) é possível consultar uma série de informações a respeito de suas propriedades. Basta que o usuário possua um bom dispositivo e uma conexão com a internet estável, que não caia muito.

Para auxiliá-los nessa etapa, criamos um passo a passo muito fácil de ser seguido. Contudo, será necessário ter em mãos os documentos de seu carro/moto para poder realizar a consulta.

Tudo pronto? Então vamos lá!

IPVA 2018 AM


Passo 01 – A primeira coisa a ser feita é entrar no site do Detran MA por meio do endereço eletrônico a seguir: www.portal.detran.ma.gov.br. Espere a página carregar por completo.


Passo 02 – Agora será necessário informar o número do Renavam ou Chassi do seu veículo para realizar a consulta. Depois de inserir o número, clique em Consultar Débito e espere a página carregar.


Passo 03 – Dentro de poucos segundos o sistema retornará com os débitos relacionados ao IPVA Maranhão do veículo consultado. Nessa mesma página será possível imprimir a guia de pagamento para quitar as dívidas. Faça a impressão do boleto.


Agora chegou o momento de consultar a tabela IPVA 2018 MA para saber qual será a data de pagamento de acordo com o número final da placa de seu veículo. Você verá no tópico abaixo.

Calendário IPVA 2018 MA Tabela

IPVA 2018 MA

O calendário é sempre divulgado no final do mês de Dezembro do ano em exercício, trazendo as informações para o pagamento do ano seguinte. Atualmente, as pessoas estão esperando a divulgação do calendário IPVA 2018 MA.

Através dessas informações será possível saber a data precisa para realizar o pagamento IPVA MA. Basta comparar o número da placa informada no calendário com o número da placa de sua propriedade.

Pagamento IPVA 2018 MA

IPVA 2018 MA

O primeiro passo a ser dado é imprimir a guia de pagamento caso você tenha perdido a primeira guia. Caso você tenha perdido o boleto, entre no site do Detran MA e imprima a guia de pagamento.

Todo o processo leva apenas alguns segundos, mas será necessário contar com uma impressora para poder realizar a impressão do documento.

Com o papel em mãos, o proprietário deverá ir em uma agência do Bradesco, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal mais próxima de sua residência e pegar.

O pagamento IPVA 2018 MA poderá ser feito tanto pelos guichês de autoatendimento quanto pelas caixas dessas instituições. Após a realização do pagamento, peça o comprovante e guarde-o em um local seguro.

Pronto! Agora é só esperar de 1 a 5 dias úteis para que a situação do seu veículo seja regularizada.

Detran MA

Outro meio de resolver as pendencias do IPVA MA é  comparecendo a unidade do Detran Maranhão, onde você poderá conferir as informações de atendimento logo abaixo.

  • Telefone: (98) 3089-1514;
  • Site: www.detran.ma.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 08:30–16:30;
  • Endereço: Av. dos Franceses, s/n – Vila Palmeira, São Luís – MA, 65036-901.

  • Conclusão

Caso você não realizar o pagamento do IPVA 2018 MA, será impedido de pagar o licenciamento de seu carro. Nessa situação, se o motorista for pego dirigindo em uma situação irregular, poderá sofrer uma série de consequências – que vão desde multas, perda de pontos até a apreensão do veículo.

Caso você não queria correr esses riscos, realize o pagamento de suas dívidas.

Ficou com alguma dúvida? Faça um comentário!