IPVA 2018 MG — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

O povo brasileiro é um dos que mais pagam impostos no mundo e para aqueles que possuem um veículo automotor ao qual seja exigido emplacamento, as cobranças tendem a aumentar. Anualmente é cobrado um imposto sobre a propriedade de veículos automotores, conhecido como IPVA 2018 MG, que serve para monitorar e fiscalizar o automóvel.

Aos portadores de veículos automotores do Estado de Minas Gerais, é sempre bom estar atento as exigências pois o não pagamento do IPVA MG poderá lhe causar transtornos futuros.

O não pagamento desse imposto exigido pelo estado, poderá lhe causar uma grande dor de cabeça. Como penalidade, o motorista que for pego com o IPVA Minas Gerais irregular estará sujeito a perda de pontos na carteia e multas por dirigir em situação irregular.

IPVA 2018 MG

O imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores – IPVA MG – que é feito por todos os estados do Brasil e Minas Gerais não foge disso. O IPVA tem como objetivo arrecadar dinheiro sobre os automóveis encontrados no estado.

IPVA 2018 MG

A alíquota do IPVA Minas Gerais exigido esta sobe responsabilidade de cada estado, sendo assim, o pagamento pode variar dependendo de sua localização. 50% do dinheiro arrecadado em cima desse imposto é destinado ao próprio estado, e os outros 50% pertence ao local onde o veículo foi registrado.

O IPVA Minas Gerais 2018 fiscaliza somente os automóveis que circulam em terra, deixando as embarcações como barcos e lachas a mercê da Marinha do Brasil.

Efetuar o pagamento do IPVA é a forma mais fácil para o motorista evitar problemas, feito isso, ele poderá circular com o seu veículo para onde quiser, livre de multas e de perseguições desnecessárias do Detran MG.

Consulta IPVA 2018 MG

Para os portadores de veículos do Estado de Minas Gerais, o valor do IPVA 2018 MG é diferente para cada tipo de automóvel, o tempo que você possui e o modelo do veículo. Fica de disposição do estado a taxa que será paga pelo motorista.

Para o portador do veículo consultar IPVA MG, ele terá que entrar no site do departamento de trânsito do Estado de Minas Gerais, Detran MG, e assim lá ele poderá tirar suas dúvidas sobre o pagamento do IPVA. Tudo isso Gratuitamente!

Para facilitar um pouco a vida de alguns motoristas, o pagamento poderá ser efetuado a vista, ou parcelado, podendo pagar em até três vezes. Mostraremos para vocês agora, passo a passo para realizar a consulta IPVA 2018 MG.

IPVA 2018 MG


Passo 1 – Abra uma aba no seu navegador de internet, na barra de endereço insira a seguinte informação – www.detran.mg.gov.br. Pronto, isso levará o interessado direto para as informações sobre o veículo.


Passo 2 – Na mesma página, o interessado poderá acessar a seguintes informações; Consulta da situação do veículo, Motivo de não licenciamento, Emissão de extrato de multa e etc.


Passo 3 – tendo em mãos a placa do veículo e o chassi, o motorista poderá tirar suas dúvidas sobre o seu automóvel. Assinale as letras corretamente no campo abaixo e inicie a sua pesquisa.


Passo 4 – Agora o interessado poderá acessar a todas a informações do veículo.


Essas informações oferecida ao leitor, facilitaram a consulta, tornando-a mais rápida e prática.

Calendário IPVA 2018 MG Tabela

IPVA 2018 MG

O calendário IPVA MG  serve para informar os motoristas sobre o imposto da propriedade do veículo fornecendo aos contribuintes o dia em que a taxa deverá ser paga. Sendo assim, ao efetuar o pagamento a vista ou da primeira parcela, na data exigida, o dono do veículo terá desconto de 3%.

A tabela 2018 IPVA MG é emitida pelo DETRAN e nele o proprietário encontrará a data para efetuar o pagamento.

Pagamento IPVA 2018 MG

IPVA 2018 MG

Realizar o pagamento IPVA Minas Gerais 2018 é mais fácil do que você pensa. O pagamento pode ser realizado em qualquer casa lotérica ou agência do Banco do Brasil ou então na Caixa Econômica Federal do seu estado, através do boleto enviado pelo DETRAN.

Caso o boleto não chegue em sua residência, o interessado poderá imprimir no site do Detran, o Guia de recolhimento e o boleto para efetuar o pagamento. Tudo isso está a disposição no site do DETRAN.

Ao imprimir o guia de pagamento do IPVA MG, recolhimento ou o boleto, o proprietário do veículo terá que se locomover até uma das agências citadas acima e la ele poderá efetuar o pagamento.

Para aqueles pegam a taxa em cota única, ou seja, a vista, terá um desconto de 3% em cima do valor original. E para aqueles que não possuem condições financeiras para efetuar tal pagamento em uma única vez, poderão parcelar o pagamento em ate três vezes.

Se suas dívidas referentes de como pagar o IPVA 2018 MG foram esclarecidas, você já pode começar suas consultas para a regularização do seu automóvel. Visualize o seu calendário e efetue o pagamento para poder dirigir livre de problemas. Legalizar o seu veículo é muito importante, então não perca tempo e faça já suas consultas.

Detran MG

Caso o proprietário do veiculo automotor tenha problemas em quitar o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, o mais recomendado a se fazer é dirigir-se a uma unidade do Detran MG.

O órgão também permite que alguns serviços sejam realizados no seu website, www.detran.mg.gov.br, como: consulta cnh, consulta de débitos do veículo, consultar renavam, simulado, licenciamento, 2 via de documentos e muito mais!

  • Telefone: (31) 3379-5115;
  • Site: www.detran.mg.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 07:00–19:00;
  • Endereço: Av João Pinheiro, 417 – Boa Viagem – CEP 30.130-183 – Belo Horizonte – MG.

  • Conclusão

Regularizar a documentação do IPVA Minas Gerais é de imensa importância até porque dirigir fora do padrão exigido pelas autoridades pode lhe causar uma perde financeira bem maior que o normal.

Então não perca tempo e comece sua consulta IPVA 2018 MG para saber mais sobre a vida em cima das 4 rodas. Se dirigir não beba!