IPVA 2018 MT — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

Os contribuintes do Mato Grosso já estão se preparando para pagar as suas dívidas com a chegada no ano novo. Para quem é proprietário de um veículo automotor, nomes como IPVA 2018 MT e DPVAT são recorrentes em suas rotinas. Deixe de pagar esse imposto impedirá que o motorista efetua o pagamento do licenciamento de sua propriedade. Isso trará uma série de consequências, desde a aplicação de multas desde a perda de pontos na carteira.

Por essas e outras é que é muito importante estar em dia com o pagamento de suas obrigações. No artigo de hoje, trouxemos uma série de dicas importantes a respeito do pagamento, consulta e informações sobre o IPVA MT.

Se você está com uma ou várias dúvidas sobre o IPVA Mato Grosso, continue lendo esse artigo. E não se esqueça de compartilhá-lo com quem possui dúvidas sobre o pagamento do imposto. Saiba mais a seguir:

IPVA 2018 MT

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo cobrado pelo Estado, geralmente por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso ou por intermédio da Secretaria de Estado de Fazenda.

IPVA 2018 MT

Esse tributo foi criado com o propósito de aumentar a arrecadação do Estado, cobrando para proprietários de carros, motos, caminhão etc, uma alíquota que é baseada no valor do veículo. Para quem possui um carro/moto há mais de um ano, então já deve ter realizado o pagamento  alguma vez. Lembre-se que deixar de pagar vai resultar em uma série de dor de cabeça.

Há duas formas para o contribuinte realizar o pagamento IPVA 2018 MT: por cota única ou através do parcelamento. Ao realizar o pagamento  de uma vez só, o motorista poderá conseguir um desconto de até 15% sobre o valor total da dívida. De acordo com alguns especialistas em economia, essa é a opção mais indicada para salvar algum dinheiro.

Consulta IPVA 2018 MT

Para consultar o valor IPVA MT 2018, o usuário deverá estar com uma conexão com a internet. Para obter essa informação, será necessário acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda para poder saber quanto, de fato, o seu veículo está devendo de imposto.

Pegue os documentos da propriedade a ser consultada e siga o passo a passo que elaboramos a seguir. Tudo pronto? Então aprenda como realizar a consulta do valor a seguir:

IPVA 2018 MT


Passo 01 – Abra o site do SEFAZ MT por meio do endereço eletrônico a seguir: www.sefaz.mt.gov.br.


Passo 02 – Nesse momento, será necessário informar o número do Renavam ou Chassi do veículo, além de umas letras que estão inclusas numa imagem de proteção. Essa imagem servirá para você realizar a consulta com segurança. Depois de inserir todas as informações necessárias, clique em Consultar.


Passo 03 – Pronto! Dentro de poucos segundos o sistema retornará com uma série de informações importantes acerca do veículo. Nessa página, além da consulta do valor, o motorista ainda poderá realizar a impressão do guia para realizar o pagamento das dívidas.


Agora chegou o momento de conferir as datas de pagamento de acordo com o número final da placa do veículo consultado através da tabela IPVA 2018 MT. Continue lendo para aprender mais.

Calendário IPVA 2018 MT Tabela

IPVA 2018 MT

As datas para o pagamento do IPVA MT 2018 sairão de acordo com o tipo de pagamento escolhido e o número final da placa do veículo. Por exemplo, se o proprietário resolver pagar uma vez, então o dia para pagamento será um. Se escolher para o tributo de forma parcela, então deverá se atentar aos dias indicados no calendário IPVA 2018 MT.

A partir dessas informações será possível se guiar apenas fazendo uma consulta rápida. Após saber o dia, chegou o momento de realizar o pagamento de suas dívidas.

Pagamento IPVA 2018 MT

IPVA 2018 MT

Para realizar o pagamento do IPVA MT, o contribuinte deverá realizar a impressão do guia no próprio site da SEFAZ. Para imprimir é simples, basta acessar o site novamente seguindo os passos que informamos no tópico com dicas para consultar o valor IPVA 2018 MT. Ao entrar na página que indica o quanto deve ser pago, clique na opção “imprimir” boleto.

Com a guia de pagamento em mãos, o contribuinte deverá ir até a agência bancária mais próxima e realizar o pagamento – tanto nos terminais de autoatendimento quanto na boca do caixa. Basta levar o dinheiro da conta e o boleto para quitar as dívidas.

Outra maneira muito simples para pagar o imposto é por meio da internet. Através do site do seu banco é possível pagar o IPVA 2018 MT online, com apenas alguns cliques. Se essa opção não estiver habilitada, converse com o gerente de sua conta.

Detran MT

Você que ainda não sabe como chegar na unidade do Detran MT, confira a seguir as informações de contato que para que possa regularizar seu IPVA Mato Grosso pessoalmente. Veja!

  • Telefone: (65) 3615-4694;
  • Site: www.detran.mt.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 12:00–18:00;
  • Endereço: Av. Dr. Hélio Ribeiro, 1000 – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT, 78048-910.

  • Conclusão

Estar com o IPVA em dia é a melhor maneira de se livrar de futuras dores de cabeça. Se você comprou um veículo que está com o IPVA 2018 MT atrasado, veja as formas disponíveis para parcelar a dívida e regulamentar a propriedade.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário para que nós possamos te ajudar!