IPVA 2018 PB — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

Quem mora no Estado da Paraíba e possui um veículo automotor, saiba que a Secretaria de Fazenda do Estado já publicou o calendário para o pagamento do IPVA 2018 PB. O calendário traz consigo, além das datas para o pagamento de acordo com o número da placa do veículo, informações importantes a respeito das formas de pagamento escolhidas pelos proprietários.

O valor a ser pago pelo tributo vai depender do tipo de veículo do proprietário e da alíquota cobrada pelo Estado. Deixar de pagar pode implicar em consequências legais, como o impedimento do motorista de realizar o pagamento do licenciamento de seu veículo.

No conteúdo a seguir, reunimos uma série de questões que abordam as principais questões a respeito do pagamento do IPVA Paraíba. Continue lendo para saber mais informações sobre esse assunto:

IPVA 2018 PB

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado da Paraíba (IPVA PB) é um imposto estadual, cobrado anualmente, que recaí sobre todos os proprietários de veículos automotores.

IPVA 2018 PB

O IPVA Paraíba foi criado como mais uma maneira do Estado arrecadar dinheiro do povo. Parte da verba recolhida é destinada para as cidades que registraram os veículos. A outra metade fica nos cofres estaduais e a sua utilização pode ser variada, dependendo dos interesses do governo e sua agenda.

Para saber a data para realizar o pagamento, o proprietário deverá seguir a tabela IPVA 2018 PB para saber o dia em que deverá pagar o imposto de acordo com o número final da placa do seu automóvel. Mas, antes disso, é preciso saber quanto, de fato, há pra ser pago, onde você aprenderá no tópico a seguir.

Consulta IPVA 2018 PB

Para realizar a consulta IPVA PB, o proprietário deverá acessar o site do Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba – DETRAN PB. Todo o procedimento é muito simples, bastando que o usuário possua uma boa conexão com a internet e um dispositivo de preferência um computador ou notebook  para realizar o acesso.

Além disso, será necessário ter os documentos do veículo em mãos – tanto para consultar o valor quanto para imprimir o guia de pagamento. Estando tudo OK, siga as instruções que separamos para você:

IPVA 2018 PB


Passo 01 – Abra uma nova aba em seu navegador e na barra de endereços, digite: www.detran.pb.gov.br e espere a página carregar completamente.


Passo 02 – Nessa página, verifique todas as informações disponíveis e depois clique na opção “Consultar Débitos”.


Passo 03 – Nessa etapa, o usuário deverá especificar o tipo de documento (CPF ou CNPJ) e o número da placa e do Renavam do veículo a ser consultado. Depois de inserir todas as informações nos campos indicados, clique em consultar.


Pronto! Dentro de poucos segundos o sistema retornará com todas as informações relacionadas as pendências e dívidas do veículo consultado.

Para saber quando essa dívida deverá ser paga, será necessário conferir as informações do calendário IPVA 2018 PB, que você encontra a seguir.

Calendário IPVA 2018 PB Tabela

IPVA 2018 PB

Por meio do calendário é possível saber quais são as datas para pagamento caso você tenha escolhido pagar parcelado ou de forma única. As datas são estabelecidas de acordo com o número final da placa dos veículos. O calendário IPVA PB 2018 é divulgado pelo Detran, geralmente no fim de dezembro.

Depois de conferir o calendário, chegou o momento de ver quais são as formas de realizar o pagamento e como fazê-lo. Veja mais a seguir:

Pagamento IPVA 2018 PB

IPVA 2018 PB

O pagamento IPVA 2018 PB pode ser realizado em qualquer casa lotérica ou agência do Banco do Brasil ou então na Caixa Econômica Federal do seu estado, através do boleto enviado pelo DETRAN.

Caso o boleto não chegue em sua residência, o interessado poderá imprimir no site do DETRAN, o Guia de recolhimento e o boleto para efetuar o pagamento. Tudo isso está a disposição no site do Detran PB.

Ao imprimir o guia de pagamento IPVA PB, o proprietário do veículo terá que se locomover até uma das agências citadas acima e la ele poderá efetuar o pagamento.

Para aqueles pegam a taxa em cota única, ou seja, a vista, terá um desconto de até 20% em cima do valor total da dívida. E para aqueles que não possuem condições financeiras para efetuar tal pagamento em uma única vez, poderão parcelar o pagamento em ate três vezes sem juros.

Veja qual é a opção de pagamento que mais se adequada ao seu orçamento.

Detran PB

Você também poderá comparecer a unidade do seu estado caso não consiga resolver a situação do seu IPVA 2018 PB pela internet, basta seguir as informações de contato abaixo. Confira!

  • Telefone: (83) 3216-2570;
  • Site: www.detran.pb.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 08:00–16:30;
  • Endereço: R. Emília Batista Celane, s/n – Mangabeira VII, João Pessoa – PB, 58058-280.

  • Conclusão

Nesse artigo, você viu como realizar a consulta do saldo do IPVA 2018 PB e como realizar o pagamento das dívidas. Conferiu, também, uma série de informações e dicas importantes a respeito do imposto.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o IPVA Paraíba ou gostaria de compartilhar alguma opinião, é só deixar um comentário que nós teremos prazer em respondê-lo!