IPVA 2018 PR — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

O IPVA 2018 PR é um tributo cobrado todos os anos, pela Secretaria de Fazenda de cada Estado. Quem mora na região do Paraná e possui um veículo automotor de qualquer categoria, então provavelmente já está habituado com esses e outros impostos cobrados todos os anos e essenciais para continuar dirigindo dentro da lei.

E ao contrário do que muita gente acredita, o IPVA PR não recaí apenas para quem possui carro ou moto. Donos de barcos, lanchas, jet-ski, motocicletas, ônibus e caminhões também deverão pagar o tributo. E o valor cobrado varia de acordo com o tipo de veículo, com a alíquota cobrada de estado para estado.

Se você deseja saber mais informações a respeito do IPVA Paraná saiba que esse artigo foi desenvolvido especialmente pra você. Continue lendo e saiba mais:

IPVA 2018 PR

O IPVA PR é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado do Paraná, e é cobrado todos os anos para todos aqueles que possuem alguém veículo automotor. O objetivo do recolhimento desse tributo é o de arrecadar e abastecer os cofres públicos.

IPVA 2018 PR

Metade da verba recolhida é passada para as cidades que registraram os veículos. Muita gente acredita que a alíquota do IPVA Paraná recolhido é utilizado nas vias públicas, na melhoria de estradas e ruas. Porém, essa informação não é verdade. O Governo utiliza os recursos em diversos setores, e apenas uma pequena parte é destinada para a melhoria de serviços e acessos públicos.

Contudo, deixar de pagar o tributo ao Detran PR pode implicar e uma série de penalidades. A mais séria é o impedimento do proprietário de pagar o licenciamento do veículo. Dessa forma, ele correrá o risco de perder pontos na carteira e de receber multas caso seja parado dirigindo em situação irregular.

Consulta IPVA 2018 PR

Por meio da internet, é possível fazer a consulta IPVA PR 2018 muito rapidamente. Antigamente, era necessário esperar por minutos no telefone e horas na frente de uma fila para obter informações que hoje são acessadas com apenas alguns cliques. Para saber quanto um veículo está devendo de IPVA, siga as dicas abaixo que separamos especialmente pra você:

IPVA 2018 PR


Passo 1 – O primeiro passo a ser dado é abrir uma nova aba em seu navegador. Na barra de endereços, digite o endereço do site da Secretaria de Fazenda do Paraná www.detran.pr.gov.br e espere a página carregar completamente.


Passo 2 – Nessa página será necessário informar o número do Renavam e o ano de exercício que deseja consultar. Após inserir essas informações, chegou o momento de digitar o código de segurança localizado logo abaixo. Depois de tudo ok, clique em consultar.


Passo 3 – Agora chegou o momento de verificar todas as pendências relacionadas ao IPVA do veículo consultado. Dentro de poucos segundos uma página aparecerá com os valores a serem pagos de acordo com cada ano.


Agora que você já sabe quanto deve ser pago, chegou o momento de conhecer os prazos e as formas disponíveis para quitar as pendências.

Calendário IPVA 2018 PR Tabela

IPVA 2018 PR

O pagamento do IPVA começou a partir do dia 23 de janeiro. O calendário IPVA PR de pagamento para o ano de 2018 ainda não foi divulgado. Geralmente, o governo divulga a tabela IPVA 2018 PR no final de cada ano com as datas para o pagamento no ano seguinte. As informações são sobre as formas de parcelamento, os descontos que o proprietário pode ter e as formas de pagamento.

Para saber a data para pagar o IPVA Paraná do seu veículo, verifique o final da placa de sua propriedade e compare-a com as informações divulgadas no calendário.

Pagamento IPVA 2018 PR

IPVA 2018 PR

Caso o proprietário tenha perdido a primeira via, ele deverá imprimir a 2 via do guia de pagamento IPVA PR no próprio site da Sefaz. O procedimento é o mesmo para realizar a consulta IPVA 2018 PR.

Desta forma, você deverá acessar o site e informar o número do Renavam e a placa do carro. Ao realizar a consulta do valor a ser pago, você deverá clicar na opção “imprimir guia para pagamento” e imprimir o boleto.

Com o boleto em mãos, o proprietário deverá ir em qualquer uma das agências bancárias das seguintes instituições financeiras: banco do Brasil, Bradesco, itau ou Caixa Econômica. O pagamento IPVA PR pode ser realizado tanto nos terminais de autoatendimento quanto na boca do caixa. Para quitar as dívidas relacionadas a seu veículo, é só entregar o dinheiro para o funcionário e exigir o comprovante do pagamento.

Detran PR

Caso possua problemas ao quitar seu imposto, não exite em dirigir-se a uma unidade do Detran PR. O órgão também permite que alguns serviços sejam realizados no seu website, www.detran.pr.gov.br, como: consulta cnh, consulta de débitos do veículo, consultar renavam, simulado, licenciamento, 2 via de documentos e muito mais!

  • Telefone: (41) 3361-0154;
  • Site: www.detran.sp.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 07:00–19:00;
  • Endereço: Av. Victor Ferreira do Amaral, 2940 – Capão da Imbuia
    82800-900 – Curitiba – PR. 

  • Conclusão

Se você possui um veículo automotor, faça de tudo para estar em dia com o IPVA Paraná e não correr os riscos de ser multado ou perder pontos na carteira. Atualmente, há diversas formas facilitadas para pagar o imposto, seja parcelado ou de forma única.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação ao imposto sobre a propriedade de veículos automotores – IPVA 2018 PR – é só deixar um comentário com a sua questão. Boa sorte!