IPVA 2018 RJ — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

Para quem possui um veículo automotor e reside no Estado do Rio de Janeiro, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores se torna obrigatório. O tributo é cobrado anualmente e recaí sobre as pessoas que possuem qualquer tipo de veículo automotor. E na lista do IPVA 2018 RJ estão categorizados os seguintes veículos: carro, moto, micro-ônibus, ônibus, barcos, lancha, jet-ski, tratores, caminhões etc.

O pagamento é essencial para regularizar o veículo, deixando-o apto a transitar sem que sofra nenhum impedimento ou penalidade do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro – Detran RJ.

Por isso é muito importante estar em dia com os descontos relacionados a suas propriedades. No artigo de hoje, falaremos sobre o IPVA Rio de Janeiro, como realizar a consulta do valor a ser pago e uma série de infirmações importantes a respeito do tributo obrigatório.

IPVA 2018 RJ

O Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores, IPVA RJ, é um imposto estadual obrigatório e cobrado todos os anos. Seu objetivo é arrecadar dinheiro, sem nenhuma especificação oficial para gastar esses recursos. Metade do valor arrecadado vai para os cofres do Estado, enquanto a outra metade é destinada para os municípios que registraram aqueles veículos. O valor a ser pago depende do tipo de veículo e da alíquota aplicada.

IPVA 2018 RJ

O preço da alíquota do IPVA Rio de Janeiro varia de Estado para Estado. O pagamento pode ser parcelado, e são oferecidos descontos para os motoristas que realizarem o pagamento do tributo de forma única. Assim, é possível obter uma boa economia ao quitar as pendências do automóvel de uma vez só.

Não pagar o IPVA para o Detran RJ impedirá que o proprietário regularize a situação de sua propriedade. Dessa maneira, caso for parado na rua poderá sofrer uma série de penalidades onde, no pior cenário, poderá fazer o contribuinte perder mais dinheiro.

Consulta IPVA 2018 RJ

Graças a internet e suas ferramentas, atualmente ficou muito mais simples ter acesso a informações, principalmente aquelas que remetem a nossos veículos. Há 10 anos era preciso esperar longos minutos ao telefone, ou horas numa fila, para realizar procedimentos que hoje não levam mais do que 10 minutos no site do Detran Rio de Janeiro.

A consulta do valor do IPVA RJ é feito de forma muito simples. O primeiro passo é pegar os documentos do carro para inserir na página. Com eles em mãos, siga as dicas que nós daremos a seguir:

IPVA 2018 RJ


Passo 1 – Abra uma nova aba em seu navegador e digite o endereço do site do Detran RJ na barra de endereços: www.detran.rj.gov.br. Espere a página carregar completamente.


Passo 2 – Depois de carregar, você perceberá que é possível acessar uma série de serviços logo de cara. Preste atenção na página e procure pela opção IPVA.


Passo 3 – Agora será necessário informar o número do RENAVAM e a PLACA do veículo que deseja consultar. Espere a página carregar completamente.


Passo 4 – Pronto! Dentro de poucos segundos o proprietário poderá conferir todas as pendências necessárias em relação ao veículo consultado.


Após saber quanto deverá pagar de IPVA 2018 RJ, chegou o momento de conferir o calendário de pagamento para saber, de fato, quais são as datas para os diferentes tipos de pagamento do tributo. Confira a seguir:

Calendário IPVA 2018 RJ Tabela

IPVA 2018 RJ

O calendário IPVA RJ é divulgado, geralmente, no final do ano. Para o pagamento de 2018, por exemplo, a tabela IPVA 2018 RJ será informada no final desse ano, provavelmente no fim de Dezembro. A partir dessas informações, o proprietário poderá saber quais são as datas estabelecidas para o pagamento, levando em consideração as formas e os meios de pagamento.

Como você pode ver no calendário IPVA Rio de Janeiro 2018, as datas são relacionadas com a terminação da placa de sua propriedade. Para saber o dia para realizar o pagamento, é só olhar o final da placa de sua propriedade e comparar com as informações disponibilizadas no calendário.

Pagamento IPVA 2018 RJ

IPVA 2018 RJ

Depois de consultar o valor a ser pago, chegou o momento de realizar o guia de pagamento do IPVA RJ, para que assim, você possa regularizar o veículo, se livrando do risco de ser parado e multado. O primeiro passo a ser dado é imprimir a guia de pagamento do IPVA no próprio site do Detran do Rio de Janeiro.

Caso o proprietário tenha perdido a primeira via, é possível imprimir uma segunda diretamente no site do departamento de trânsito.

Com o documento em mãos, o contribuinte poderá se dirigir a qualquer agência bancária das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco ou Itaú. E pagar o IPVA RJ 2018.

O pagamento IPVA Rio de Janeiro poderá ser realizado tanto no guichê de autoatendimento quanto na boca de caixa. Após pagar as dívidas relacionadas ao imposto, peça o comprovante do pagamento e pronto!

Detran RJ

Caso o proprietário do veiculo automotor possua algum problema com o Detran RJ o mais recomendado a se fazer é que você vá na unidade mais próxima e converse com um dos atendentes disponíveis. O órgão também permite que alguns serviços sejam realizados no seu website, www.detran.rj.gov.br, como: consulta cnh, consulta de débitos do veículo, consultar renavam, simulado, licenciamento, 2 via de documentos e muito mais!

  • Telefone: (21) 3460-4040;
  • Site: www.detran.rj.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 07:00–19:00;
  • Endereço: Av. Pres. Vargas, 817 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20071-004.

  • Conclusão

Estar em dia com os impostos de sua propriedade é um dos pequenos prazeres da vida. Contudo, são tantos impostos que as vezes é compreensível nos esquecermos de pagar uma conta ou outra. Deixar de pagar o IPVA 2018 RJ, no entanto, poderá trazer uma série de problemas que é melhor não correr o risco.

Se você ficou com alguma dúvida em relação ao IPVA Rio de Janeiro, é só deixar um comentário para que nós possamos te ajudar!