IPVA 2018 RN — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

O IPVA é um imposto que é cobrado anualmente pela Secretaria de Fazenda de cada Estado. E no Rio Grande do Norte, o calendário para o pagamento do IPVA 2018 RN é divulgado pelo Governo Estadual, fazendo com que os proprietários de veículos automotores da região comecem a ser planejar para realizar o pagamento do tributo dentro do prazo estabelecido, evitando assim, a aplicação de multas.

Assim como o DPVAT (seguro obrigatório), o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é essencial para obter o licenciamento anual do veículo. Sem esse documento, o proprietário ficará impedido de dirigir com sua propriedade sob o risco de perder pontos na carteira ou de receber multas pela infração. Por isso é essencial que os motoristas fiquem atentos ao período em que o IPVA deve ser pago.

No post de hoje reunimos uma série de informações importantes a respeito do IPVA Rio Grande do Norte. E para você que possui dúvidas relacionadas ao pagamento do tributo, continue acompanhando as dicas a seguir, pois esse artigo foi desenvolvimento especificamente para te ajudar. Confira:

IPVA 2018 RN

O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA RN) é um imposto cobrado pelo Governo do Rio Grande do Norte a todos os cidadãos que possuem veículos automotores circulando no estado, tanto os de via terrestre quanto aquáticas. A cobrança deste tributo ocorre anualmente e todos os motoristas devem ficar atentos quanto ao prazo de pagamento estabelecido.

IPVA 2018 RN

Todo o tipo de veículo que seja motorizado deve estar, obrigatoriamente, com o imposto em dias. E a renda arrecadada pelo IPVA RN vai diretamente para os cofres do próprio estado, que poderá utilizar esses recursos como bem entender. Não há uma orientação oficial sobre como deveria ser gasto o dinheiro do tributo, mas geralmente é utilizado para melhor a infraestrutura dos seus municípios.

O imposto é cobrado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Norte e o órgão fica com 50% do valor arrecado. A outra metade do montante é destinado para a cidade que registrou o veículo.

Caso o tributo não for pago, o seu veículo não estará circulando regularmente dentro das leis de trânsito, o que poderá ser bem chato para o motorista caso seja parado em uma blitz, por exemplo. Por isso é sempre importante fazer o pagamento do mesmo o quanto antes. E, caso o valor a ser pago seja alto,  os cidadãos podem pagar o IPVA 2018 RN parceladamente.

Consulta IPVA 2018 RN

Por meio do site do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte – Detran RN – é possível consultar uma série de informações a respeito de seus veículos. Uma delas é quanto um carro, uma moto ou qualquer outro veículo automotor, por exemplo, está devendo de impostos.

Apenas duas coisas são necessárias para poder realizar a consulta IPVA 2018 RN: ter uma boa conexão com a internet e estar com os documentos do veículo a ser consultado em mãos. Depois, é só seguir os passos a seguir. Confira:

IPVA 2018 RN


Passo 01 – O primeiro passo a ser dado é entrar no site do Detran RN através do endereço eletrônico a seguir: www2.detran.rn.gov.br.


Passo 02 – Em seguida será necessário informar o número da placa e do renavam do veículo a ser consultado. Insira ambas as informações nos campos indicados. Certifique-se de inseriu as informações corretamente. Agora, clique em “Consultar” para prosseguir.


Passo 03 – Nessa etapa, o sistema mostrará todos os valores a serem pagos relacionados ao IPVA do veículo consultado.


Pronto, agora agora você você já sabe tudo que diz respeito aos impostos do seu veículo. E não deixe de conferir também logo abaixo informações a respeito da tabela IPVA 2018 RN com as datas para o pagamento. Saiba mais a seguir:

Calendário IPVA 2018 RN Tabela

IPVA 2018 RN

O calendário IPVA RN é divulgado no final do mês de Dezembro. Nele é possível consultar as datas de pagamento do imposto, seja de maneira única ou até mesmo para aqueles que decidiram parcelar o valor do tributo. Estas datas estão relacionadas com o número das placas dos veículos, portanto o motorista deve ter bastante atenção no momento da consulta para não cometer erros.

Dessa forma, é muito fácil saber qual será o dia correto para você pagar o seu imposto de seu veículo. Basta conferir a tabela IPVA 2018 RN e consultá-la com o número da placa do seu carro/moto etc. Após saber estas informação, chegou a hora de aprender como realizar o pagamento do imposto. Veja no tópico abaixo.

Pagamento IPVA 2018 RN

IPVA 2018 RN

O pagamento do IPVA RN pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Tudo que o proprietário precisa fazer é pegar o boleto que é enviado pelo Detran do Estado do Rio Grande do Norte, e ir até em um desses pontos para fazer o quitamento da sua dívida.

Caso o órgão não tenha te enviado o boleto ou no caso de tê-lo perdido, não se preocupe, é possível realizar a impressão da segunda via da guia de pagamento no próprio site do Detran RN. Tudo que o usuário deverá fazer é acessar o site novamente, realizar a consulta e imprimir.

Outra opção para pagar o IPVA 2018 RN é fazer o processo por meio da cota única. Para aqueles que não sabiam, quem faz o pagamento o tributo de uma só consegue obter um desconto sobre a dívida total. Dá para conseguir um belo abatimento ao escolher essa forma de pagamento.

Detran RN

E se você ainda tiver com problemas relacionado ao imposto do seu veículo, um bom conselho é dirigir-se até uma unidade de atendimento do Detran RN mais próxima. Ou se preferir, acesse o site www.detran.rn.gov.br para utilizar outros serviços.

  • Telefone: (84) 3232-1277;
  • Site www2.detran.rn.gov.br;
  • Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, das 8 as 14h;
  • Endereço: Av. Perimetral Leste, 113, Cidade da Esperança, Natal/RN – CEP: 59071-445;
  • E-mail: ouvidoriadetran@rn.gov.br.

  • Conclusão

Depois de aprender a consultar o saldo do valor a ser pago e como realizar o pagamento do IPVA 2018 RN, chegou a hora de regularizar a situação do seu veículo para evitar futuras dores de cabeça. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário que a gente possa te ajudar.

E não se esqueça também de compartilhar esse artigo do IPVA Rio Grande do Norte 2018 com amigos e conhecidos, pois, assim como você tinha dúvidas, eles também podem estar precisando de ajuda para resolver os seus problemas com o imposto.