IPVA 2018 RR — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

Para quem possui um veículo automotor, certamente sabe que o pagamento do IPVA e do DPVAT são corriqueiros em sua rotina. Até porque deixar de pagar esses impostos impede que o proprietário renove o licenciamento de seu veículo. E no estado de Roraima, o motorista que for parado em uma blitz com o IPVA 2018 RR atrasado estarão sujeito à multas ou até mesmo ao recolhimento do veículo.

Contudo, muita gente não sabe que é possível utilizar os sites do Departamento de Trânsito do Estado de Roraima para obter uma série de informações sobre seus automóveis. Além do Detran RR, o site da Secretaria de Fazenda do Estado – Sefaz RR – também oferece serviços digitais que facilitarão a sua vida.

No conteúdo a seguir, você aprenderá como realizar a consulta e o pagamento IPVA Roraima atrasado de suas propriedades. Portanto, vale a pena continuar acompanhar a leitura abaixo para não deixar nenhum informação importante passar despercebida.

IPVA 2018 RR

A sigla IPVA significa Imposto sobre a Propriedade do Veículo Automotor e recaí sobre todos os proprietários de veículos automotores que residem no Estado de Roraima (IPVA RR). O tributo é cobrado todos os anos e o seu pagamento é obrigatório, se tornando obrigatório para o motorista obter o licenciamento de seu veículo.

IPVA RR 2018

O objetivo do IPVA 2018 RR é arrecadar dinheiro para abastecer os cofres do estado. Metade do valor arrecado vai para a conta do governo de Roraima, outra parte vai para os municípios que registram o veículo. Este dinheiro é utilizado para a melhoria das ruas, estradas e acessos públicos, ou para investimentos para aumentar qualidade dos serviços públicos, como escolas, parques e hospitais.

O valor do IPVA Roraima a ser cobrado depende de cada estado e o tipo de veículo. Para saber quanto deverá ser pago, o proprietário deverá realizar a consulta através do site da Secretaria de Fazenda de RR, conforme você verá a seguir:

Consulta IPVA 2018 RR

Para realizar a consulta IPVA RR e visualizar o valor a ser pago, será necessário realizar o procedimento por meio do site da Secretaria de Fazenda do Estado de Roraima – Sefaz RR. Todo o processo é muito simples e rápido. Basta ter uma boa conexão com a internet e os documentos de sua propriedade em mãos.

Depois de ter todos os documentos e se assegurar que a conexão está boa, confira os passos a seguir que elaboramos de forma bastante objetiva:

IPVA 2018 RR


Passo 01 – Abra um navegador e na barra de endereços, digite o endereço do site do Detran do Estado do Ceará: www.rr.getran.com.br e espere a página abrir toda.


Passo 2 – Com a página aberta, verifique todas as informações da página para um melhor entendimento. Agora, será necessário informar o número do Renavam e da Placa do veículo a ser consultado.


Passo 3 – Agora você será redirecionado para uma página dentro do site da Secretaria de Fazenda de Roraima. Espere alguns segundos para que o sistema possa carregar todas as informações.


Pronto! Agora será possível conferir todas dívidas de IPVA Roraima 2018 de seu veículo por ano de exercício. Após aprender e realizar a consulta, chegou o momento de conferir o calendário de pagamento para saber quando você deverá pagar o tributo. Confira:

Calendário IPVA 2018 RR Tabela

IPVA 2018 RR

As datas para o pagamento IPVA Roraima sairão de acordo com o tipo de pagamento escolhido e o número final da placa do veículo. Por exemplo, se o proprietário resolver pagar uma vez, então o dia para pagamento será um. Se escolher para o tributo de forma parcela, então deverá se atentar aos dias indicados no calendário IPVA 2018 RR de pagamento.

A partir dessas informações da tabela IPVA RR 2018 será possível se guiar apenas fazendo uma consulta rápida. Após saber o dia, chegou o momento de realizar o pagamento de suas dívidas. Veja logo abaixo como realizá-lo.

Pagamento IPVA 2018 RR

IPVA 2018 RR

Para realizar o pagamento IPVA RR é muito simples. O primeiro passo a ser dado é imprimir a guia de pagamento no próprio site do Sefaz RR. No portal é possível imprimir a segunda via do documento, realizando os mesmos passos que nós mostramos no tópico sobre consultar o valor a ser pago.

Depois de realizar a impressão da guia, você deverá ir até uma agência bancária das seguintes instituições financeiras: Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica etc. Ao chegar na agência, você poderá quitar a dívida tanto nos terminais de autoatendimento quanto na boca do caixa, junto a um atendente.

Após realizar o pagamento IPVA 2018 Roraima,  basta pedir o comprovante e guarde-o com segurança dentro de casa. Ele poderá ser necessário no futuro.

Detran RR

Caso você ainda possua alguma pendência com o seu IPVA 2018 RR, uma boa opção é dirigir-se até uma agência do Departamento Estadual de Trânsito próximo. No site do Detran RR ainda é possível estar consultando uma série de outros serviços a respeito da habilitação, notícias de trânsito, legislação, etc.

  • Telefone: (95) 3621-3701;
  • Site: detran.rr.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 08:00–14:00;
  • Endereço: Av. Brg. Eduardo Gomes, 4214 – Aeroporto, Boa Vista – RR, 69305-455.

  • Conclusão

Se você está se planejando para realizar o pagamento IPVA RR, assim como milhares de outros motoristas de Roraima, saiba que realizá-lo de uma vez só é a melhor opção. Dessa forma será possível obter um bom desconto sobre a dívida total.

Depois de aprender como consultar e realizar o pagamento desse imposto, chegou a hora de quitar as dívidas. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação ao IPVA 2018 RR, faça um comentário. Boa sorte!