IPVA 2018 SC — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

O IPVA é um imposto que incide para proprietários de veículos automotores. Se você possui um carro, moto, barco, lancha, van etc, então deverá pagar o IPVA 2018 SC.

Assim como o DPVAT e o Licenciamento, o IPVA é outro tributo anual obrigatório para manter a propriedade regularizada. O não pagamento pode resultar em consequências legais para o motorista, como a perda de pontos na carteira e possibilidade de ter o veículo apreendido.

Os cidadãos do Estado de Santa Catarina já estão habituados ao recolhimento do imposto. Para quem comprou um carro ou moto recentemente, por exemplo, é bem provável que não conheça todas as características acerca do imposto. Por isso que nós desenvolvemos esse artigo. No conteúdo a seguir, você verá uma série de informações e dicas importantes a respeito a consultar e pagamento do imposto.

IPVA 2018 SC

O Imposto sobre a Propriedade do Veículo Automotor – IPVA SC – reincide sobre todos os proprietários de veículos automotores que residem no Estado de Santa Catarina. O imposto é recolhido anualmente e o seu pagamento é obrigatório, se tornando essencial para o licenciamento do veículo. O seu objetivo é arrecadar dinheiro para abastecer os cofres do estado e fazer melhorias nas estradas, saúde e etc.

IPVA 2018 SC

Metade da Alíquota do IPVA Santa Catarina arrecado vai para a conta do governo do estado, outra parte vai para os municípios que registram o veículo. Parte do dinheiro que vai para as cidades é utilizado para a melhoria das ruas, estranhas e acessos públicos. Outra parte é investida na melhoria dos serviços públicos, como escolas, parques e hospitais.

O valor a ser cobrado depende de cada estado e o tipo de veículo. Para saber quanto deverá ser pago, o proprietário deverá realizar a consulta através do site do Detran SC, conforme você verá a seguir:

Consulta IPVA 2018 SC

Por meio do site da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina é possível realizar uma série de consultas e obter todas as informações mais importantes acerca do veículo. Há uns 20 anos, para obter informações sobre o seu carro, por exemplo, o interessado deveria ficar horas na fila para obter simples respostas.

Hoje, graças a internet, o acesso à informação ficou simplificado por meio dos sites é possível realizar uma série de atividades de uma forma bastante simples. Para consultar o valor do IPVA SC para o veículo consultado, confira o passo a passo que elaboramos a seguir:

IPVA 2018 SC


Passo 1 – Abra o seu navegador predileto e digite o endereço do site da SEFAZ SC na barra de endereços: consultas.ciasc.gov.br e espere a página carregar completamente.


Passo 2 – Ao olhar a página, você verá que realizar a consulta é muito mais simples do que aparenta. Basta inserir o número da “PLACA” e do “RENAVAM” do veículo que deseja consultar e depois clicar em OK.


Passo 3 – Pronto! Dentro de poucos segundos você será capaz de conferir todas as informações relacionadas ao valor a ser pago de IPVA SC.


Agora chegou o momento de conferir as datas e formas de pagamento de acordo com o seu veículo. Confira mais informações a seguir por meio da tabela IPVA 2018 SC:

Calendário IPVA 2018 SC Tabela

IPVA 2018 SC

Todos os anos, a Secretaria de Fazenda divulga o calendário do IPVA SC informando as datas e as formas de pagamento. Geralmente, a publicação da tabela IPVA 2018 SC é feita no mês de Dezembro, e traz informações de pagamento relacionadas aos números das placas dos veículos.

O calendário IPVA Santa Catarina 2018 ainda não foi divulgado. Porém será publicado aqui no blog assim que ele for publicado. Depois de conferir as datas, chegou o momento de saber o que deve ser feito para realizar o pagamento dos débitos relacionados a seu veículo. Confira a seguir:

Pagamento IPVA 2018 SC

IPVA 2018 SC

O primeiro passo a ser dado é imprimir a guia de pagamento do IPVA SC caso você tenha perdido a primeira guia. Caso você tenha perdido o boleto, entre no site do Detran SC e imprima o guia de pagamento. Todo o processo leva apenas alguns segundos, mas será necessário contar com uma impressora para poder realizar a impressão do documento.

Após realizar a consulta do IPVA 2018 SC por meio do site do Detran, o proprietário deverá ir em uma agência com o papel em mãos do Bradesco, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal mais próxima de sua residência e pegar.

O pagamento IPVA SC poderá ser feito tanto pelos guichês de autoatendimento quanto pelas caixas dessas instituições. Após a realização do pagamento, peça o comprovante e guarde-o em um local seguro. Pronto! Agora é só esperar de 1 a 5 dias úteis para que a situação do seu veículo seja regularizada.

Detran SC

Caso o proprietário do veiculo tenha algum problema em quitar o imposto sobre a propriedade do veículo automotor, não deixe de dirigir-se a uma unidade do Detran SC. O órgão também permite que alguns serviços sejam realizados no seu website, www.detran.sc.gov.br, como: consulta cnh, consulta de débitos do veículo, consultar renavam, simulado, licenciamento, 2 via de documentos e muito mais!

  • Telefone: (48) 3381 2100;
  • Site: www.detran.sc.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 07:00–19:00;
  • Endereço: Rua Ursulina de Senna Castro, 226 – Estreito  Florianópolis, SC – CEP 88070 290.

  • Conclusão

Não pagar o IPVA Santa Catarina pode resultar em um monte de dor de cabeça. Por isso, é muito importante estar em dia com esse e os outros impostos obrigatórios sobre a propriedade de seu veículo.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação ao IPVA 2018 SC, é só deixar um comentário com suas dúvidas para que nós possamos te ajudar.