IPVA 2018 SP — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

O IPVA é um dos impostos mais conhecidos pelos proprietários de veículos automotores do país. Quem tem um carro, moto, van etc, a mais de 2 anos então provavelmente já conhece os tributos mais comuns – e obrigatórios – relacionados a obtenção de um veículo. O IPVA 2018 SP é um desses impostos que são cobrados anualmente e que deverão ser pagos para que o veículo continue na legalidade.

Não pagar o IPVA 2018 pode resultar em uma série de consequências negativas para o proprietário do veículo. Uma delas é a impossibilidade de pagar o licenciamento do veículo, o que o deixa em uma situação não regularizada. Dessa maneira, caso você for parado correrá o risco de perder pontos na carteira e receber multas.

Para que isso não aconteça, é importante manter o pagamento do imposto em dia. A seguir, reunimos todas as informações mais relevantes acerca do tributo. Saiba mais:

IPVA 2018 SP

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado de São Paulo – IPVA SP – é um tributo cobrado pelo Departamento de Trânsito do Estado de SP – DETRAN SP – que recaí sobre todos os proprietários de veículos automotores da região. O valor a ser pago varia de acordo com a tabela FIPE, levando em consideração o tipo de veículo.

IPVA 2018 SP

A alíquota do IPVA São Paulo aplicada varia de região para região, com alguns lugares sendo mais caros do que outros.

O Imposto é recolhido todos os anos e o valor arrecado vai para o Estado e para o Município que registrou o veículo. Teoricamente, parte do dinheiro recolhido com o IPVA é utilizado para melhorar serviços e vias públicas. Porém, como o objetivo do tributo é só arrecadar, não há “obrigações oficiais” a respeito da aplicação dessa verba.

Hoje, graças a Internet, é possível consultar e utilizar uma série de serviços no Detran SP sem sair de casa. Assim, é possível obter informações sobre qualquer veículo com poucos cliques. Saiba mais!

Consulta IPVA 2018 SP

Por meio do site da Secretaria da Fazenda de SP é possível obter todo o tipo de informação a respeito de seu veículo. Basta ter uma boa conexão com a internet e um bom dispositivo para acessá-lo – seja um telefone celular, tablet ou computador.

Tenha os documentos de seu carro em mãos para prosseguir. Feito isso, confira os passos necessários para realizar a consulta visualizar o valor do IPVA SP:

IPVA 2018 SP


Passo 01 – Abra uma nova aba em seu navegador e digite o endereço do site da Secretaria de Fazenda na barra de endereços: www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/. Espere a página carregar completamente.


Passo 02 – Agora, você verá que é possível consultar uma série de informações a respeito do seu veículo. No menu “Consulta de Débitos de Veículos”, clique em consultar e vá para a próxima página.


Passo 03 – Nesse momento será necessário informar o número do Renavam e da placa do veículo que deseja consultar. Após inserir essas informações, será necessário informar um código de segurança para informar ao sistema que você não é um robô realizando buscas automáticas. Depois que estiver tudo OK, clique em consultar.


Passo 04 – Pronto! Agora você poderá consultar todas as pendências relacionadas a seu veículo automotor.


Após a consulta, chegou o momento de quitar as pendências para regularizar a situação do seu carro/moto. Saiba mais a seguir:

Calendário IPVA 2018 SP Tabela

IPVA 2018 SP

O calendário IPVA SP é uma série de informações divulgadas pela Secretaria de Fazenda de SP. A tabela IPVA 2018 SP traz informações sobre as datas a serem pagas, levando em consideração a forma de pagamento escolhida; é possível parcelar o IPVA em até 3 vezes, pagar em cota única, com ou sem desconto.

Para se guiar, é só olhar o final da placa do seu veículo e conferir com as informações divulgadas no calendário IPVA São Paulo 2018. Assim, o motorista saberá, exatamente, que dia deverá realizar o pagamento do imposto de acordo com o número da placa do seu carro, moto, ônibus, van, etc.

Pagamento IPVA 2018 SP

IPVA 2018 SPDepois de consultar o valor a ser pago e o calendário com os prazos e datas, chegou o momento de quitar as pendências relacionadas a seu veículo. O primeiro passo a ser dado é imprimir a guia de pagamento do IPVA SP. Caso você tenha perdido a primeira via, é possível imprimir a 2 via por meio do site do Sefaz SP.

Para conseguir o boleto, o motorista deverá realizar a consulta IPVA 2018 SP – a mesma consulta que realizou para saber o valor a ser pago. Nesse momento, o contribuinte deverá clicar na opção “imprimir guia de pagamento”.

Com esse documento em mãos, será necessário ir até uma agência bancária mais próxima de sua casa e pagar o IPVA SP. Nesse momento, você poderá negociar a forma como o imposto será pago. Lembrando que o pagamento pela cota única garante um desconto sobre o valor a ser pago.

Veja qual é a melhor forma para a situação e realize o pagamento IPVA SP. Feito o pagamento, você só deverá se preocupar com esse tributo no próximo ano.

Detran SP

Caso possua problemas ao quitar seu imposto, não hesite em dirigir-se a uma unidade do Detran SP. O órgão também permite que alguns serviços sejam realizados no seu website, www.detran.sp.gov.br, como: consulta cnh, consulta de débitos do veículo, consultar renavam, simulado, licenciamento, 2 via de documentos e muito mais!

  • Telefone: (11) 3322-3333;
  • Site: www.detran.sp.gov.br;
  • Horário de funcionamento: 07:00–19:00;
  • Endereço: Shopping Leste Aricanduva – Avenida Aricanduva, 5555 – Aricanduva, São Paulo – SP, 03930-110.

  • Conclusão

Assim como o Licenciamento e o DPVAT, o IPVA São Paulo é um dos tributos obrigatórios que todo proprietário de um veículo deverá pagar. Poucos são isentos do tributo e aqueles que deixam de pagar, acabam tendo mais dores de cabeça do que teriam ao pagar o imposto.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação ao IPVA 2018 SP, deixe um comentário e compartilhe suas questões com a gente. Não se esqueça de compartilhar esse artigo com amigos e colegas que gostariam de aprender mais sobre esse assunto.