IPVA 2019 DF — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

Você sabe o que é IPVA 2019 DF? Este é um imposto que se paga anualmente para manter a documentação do seu carro em dia e o seu veículo regularizado. Mas qual é a real finalidade desse atributo pago por todo motorista?

Como fazer a consulta IPVA DF? E quando realizar o pagamento desse tributo? Continue lendo esse artigo até o final e descubra:

  • O que é o IPVA DF;
  • Como fazer a consulta IPVA DF;
  • Calendário IPVA Distrito Federal 2019;
  • Como fazer o pagamento do IPVA DF;
  • Detran DF.

Confira!

IPVA DF (Distrito Federal)

O IPVA DF, cuja a sigla significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, nada mais é do que um atributo cobrado anualmente pela Receita Federal para todo indivíduo que tenha qualquer tipo de automóvel em seu nome, tendo como objetivo alguns tipos de investimento com intuito de melhorias na condição de vida da população.

IPVA 2019 DF

De acordo com a Secretaria da Fazenda IPVA DF, a finalidade dada ao IPVA 2019 não é serviços e melhorias em rodovias, mas para investimentos como saneamento básico, saúde, segurança, educação, dentre outros.

O imposto é aplicado da seguinte forma: 50% do valor total do IPVA é para o estado, e a outra metade é dada para o local onde o veículo foi emplacado.

Se o IPVA não estiver totalmente quitado, isso terá como consequência uma multa para o proprietário do veículo e o valor varia de estado para estado.
Além disso, dependendo do caso, o proprietário pode ter até o seu veículo apreendido. Sendo assim, manter o pagamento do seu IPVA 2019 DF em dia é muito importante.

Consulta IPVA DF

É importante consultar o IPVA para saber o valor correto que você deve pagar, se seus pagamentos estão em dia e também para ficar ciente sobre a data correta de pagamento para não correr o risco de pagar em atraso e acabar tendo que arcar com multas por conta disso.

Para realizar a consulta IPVA 2019 DF é muito simples. Primeiramente é preciso ter em mãos o seu RENAVAM, que é o registro nacional do seu veículo. Este documento permite saber todo o histórico do seu veículo, como características, multas, proprietário e etc.

Depois siga o passo a passo abaixo para consultar IPVA Distrito Federal:

IPVA 2019 DF


Passo 01. Acesse o site da Secretaria de Fazenda do seu estado www.fazenda.df.gov.br;


Passo 02. Procurar no MENU a palavra IPVA, logo depois, digite o seu RENAVAM;


Passo 03. Em seguida, selecione se quer emitir o boleto do IPVA em exercício ou de uma dívida ativa.


Passo 04. Depois clique em Executar.


Seguindo os passos acima, você será redirecionado para a página onde haverão as guias de pagamento do seu IPVA DF.

Calendário IPVA 2019 DF (Tabela)

Para não haver atrasos no IPVA DF, a secretaria da fazenda disponibiliza para todos proprietários de veículos uma tabela, que permite saber as datas corretas para o pagamento das parcelas do IPVA.

A tabela IPVA 2019 DF é organizada em linhas e colunas, para que o contribuinte saiba verificar as datas de pagamento de uma maneira prática e simplificada. Basta saber os dois últimos números da placa do seu veículo e verificar no calendário a sua data de pagamento.

IPVA 2019 DF

Fazendo isso, o proprietário visualizará três datas distintas, pois também existe a opção de fazer o Parcelamento IPVA, sendo que a primeira data pode ser referente a primeira parcela ou a parcela única, para quem vai fazer o pagamento total da dívida.

Para visualizar a tabela, basta acessar http://www.fazenda.df.gov.br , selecionar serviços SEF, depois clicar em IPVA, onde você logo poderá ver o menu e a opção calendário IPVA.

Pagamento IPVA DF

Para fazer o pagamento do seu IPVA DF, o proprietário deverá acessar o site da Sefaz para poder emitir D.A.R e fazer o pagamento do seu imposto.

O pagamento IPVA pode ser feito de qualquer lugar, basta ter acesso a internet. Além disso, também é possível fazer o pagamento em redes bancárias físicas, como:

  • Banco Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Casas lotéricas;
  • Banco Santander.

E ocorrendo qualquer tipo de atraso na parcela do IPVA Distrito Federal, o dono do veículo deverá pagar uma multa de 5% do valor referente a esse imposto.

Detran DF (Distrito Federal)

O Detran DF IPVA é um órgão que tem como função fiscalizar e administrar o trânsito, assim como a formação de novos motoristas, e garante que seja cumprida todas as leis.

O departamento disponibiliza consulta de CNH, o RENAVAM, medicina de trânsito, entre outros e também é o responsável pelo recebimento do IPVA E O DPVAT (Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre).

Para ter acesso a essas e outras informações, basta acessar o site do Detran Distrito Federal em www.detran.df.gov.br.

Mas se quiser realizar algum serviço mais especifico basta entrar em contato pelo telefone 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do Distrito Federal).

Ou ir diretamente a sede do Detran DF no SAM Lote A Bloco B – Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000.


Nesse artigo falamos sobre IPVA DF, onde trouxemos algumas informações que todo proprietário de veículo deve saber, como o que é esse tributo, como fazer a consulta IPVA, o pagamento e qual é a finalidade desse imposto.

Os investimentos para melhorias feitos com o valor pago do IPVA, servem para toda a população, então procure manter seu IPVA 2019 DF em dia, para ajudar na construção de um ambiente melhor para você e sua família.