IPVA 2019 MA — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

O IPVA 2019 MA é um imposto estadual que é cobrado para todo e qualquer proprietário de veículo do estado do Maranhão. Como esse é um imposto estadual, cada unidade federativa determina e institui o seu próprio IPVA 2019.

Se você possui qualquer tipo de veículo, ou deseja possuir, é importante saber mais sobre esse imposto. Ele é essencial para que você consiga transitar com o seu automóvel de forma legal.

E nesse artigo, falaremos em especial do IPVA MA (Maranhão), seu pagamento, consulta, formas de parcelamento e muito mais.

Confira!

IPVA MA (Maranhão)

O IPVA MA, é um imposto imprescindível para quem deseja circular com o seu veículo regularmente e sem correr o risco de ser multado. O valor do imposto arrecadado vai para o Estado e também para o município no qual o veículo está registrado.

IPVA 2019 MA

Estes por sua vez, utilizam o valor arrecadado com esse tributo para promover melhorias em vários setores, como saúde, educação, segurança, dentre outros. O recolhimento do IPVA 2019 MA é dividido de forma igual entre o Estado e o Município do veículo.

Atrasar ou não pagar o IPVA, podem gerar uma série de consequências. Pois somente a partir do pagamento do IPVA é que você poderá licenciar o veículo, e caso seja pego com o veículo irregular, você poderá ter o mesmo apreendido, ou ser penalizado com multas, gerando um prejuízo ainda maior para o seu bolso.

Além disso, não efetuar o pagamento do IPVA Maranhão, após o aviso de atraso, faz com que o proprietário fique com o nome sujo ou até mesmo perca o seu veículo.

Consulta IPVA MA

Para saber o valor e se há alguma pendência a respeito do IPVA, é só consultar de forma online através de um site do governo do Estado do Maranhão.

Além de ser muito simples realizar a consulta IPVA MA, você só gasta alguns minutos para saber se está com a documentação em dia e puder dirigir seu veículo com tranquilidade.

Fizemos um passo a passo, para que você possa fazer a consulta IPVA 2019 PA. Confira:

IPVA 2019 MA

  • Acesse: aplicacoes.ma.gov.br
  • Informe o número do RENAVAM ou o número do Chassi e CPF/CNPJ
  • Digite o código que aparecerá do lado
  • Clique em “Consultar”

E pronto! Você já pode saber todas as informações pertinentes em relação ao seu IPVA.

Calendário IPVA 2019 MA (Tabela)

O calendário de pagamento referente ao IPVA MA 2019 ainda não foi divulgado, porém é importante ficar atento ao site do SEFAZ IPVA, onde contém essas informações.

O link para a divulgação da tabela IPVA 2019 MA oficial pode ser acessado logo abaixo:

IPVA 2019 MA

Quando você tiver acesso ao calendário IPVA MA, verá que ele está divido em cotas. Para identificar qual o prazo para efetuar o pagamento, é só observa o último dígito da placa do seu veículo.

Pagamento IPVA MA

Para fazer o pagamento, basta você ter em mãos o documento obtido na consulta do IPVA. Esse documento será um boleto que você deverá pagar nos bancos:

  • Itaú
  • Bradesco
  • Santander
  • Caixa Econômica Federal

O valor do IPVA não é o mesmo para todos os veículos, quem determina a alíquota é o Detran do estado. No caso o Detran MA IPVA através de uma tabela IPVA.

O pagamento pode ser feito através de parcelamento ou à vista, os prazos são obtidos no calendário oficial.

Detran MA (Maranhão)

O Detran MA IPVA corresponde ao órgão responsável pela emissão e recebimento de pagamentos referentes ao IPVA, bem como de outros assuntos relacionados ao seu veículo.

Além de poder ter acesso a informações no site do Detran do seu estado, você também pode se dirigir até aos principais pontos de atendimento do Detran na sua cidade e procurar informações a respeito desse imposto.

O endereço da sede do Detran MA (Ciretran) fica na Rua Antônio Marques, numero 750 – Parque Piaui, em Timon – MA. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 14:00. Para mais informações, você também pode ligar para o telefone (99) 3317-2487.


Nesse artigo você teve acesso às informações mais importantes referentes ao IPVA do Estado do Maranhão. Como fazer o pagamento, as consequências de não fazer, prazos e parcelamentos.

Gostou do post? Ficou com dúvidas sobre o assunto? Então comente abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre o IPVA MA. Não se esqueça de compartilhar também esse post com os seus amigos e familiares para que eles também fiquem por dentro de tudo sobre esse imposto!