IPVA 2019 MG — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

Os donos de veículo de Minas Gerais precisam, anualmente, fazer o pagamento do IPVA 2019 MG. Mesmo sendo um tributo popular, muita gente não faz ideia da importância que esse tributo apresenta, muito menos o que acontece se houver atraso no pagamento.

Nesse artigo você irá saber mais sobre esse tributo, como conseguir desconto, e, assim, garantir mais tranquilidade no seu dia a dia. Por isso, continue lendo esse post e descubra:

  • O que é o IPVA Minas Gerais;
  • Como consultar o IPVA MG;
  • Calendário IPVA MG;
  • Como pagar esse imposto;
  • E muito mais.

Confira!

IPVA MG (Minas Gerais)

O IPVA 2019, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um tributo aplicado em todo território nacional. Ele deve ser pago por qualquer proprietário de veículo (moto, carro, caminhão, micro-ônibus entre outros) e, em Minas Gerais, o órgão responsável por fazer a arrecadação é a Secretaria da Fazenda IPVA MG.

IPVA 2019 MG

O IPVA Minas Gerais, assim como o ICMS e outros tributos, tem como principal objetivo, arrecadar fundos para os cofres públicos do Estado. Esses recursos são aplicados em melhorias na sociedade. Para começar, 20% dele é destinado ao Fundo de Educação Básica (Fundeb).

Do restante, parte é distribuído entre os municípios onde cada veículo foi emplacada, e os demais recursos são utilizados em melhorias de infraestrutura, saúde, educação, iluminação entre outros.

O não pagamento do IPVA pode gerar uma série de problemas para os donos de veículos. Além de multa, os contribuintes que tem automóvel não poderão fazer ou renovar o licenciamento, o que deixará o bem irregular para transitar em vias. Isso sem contar que eles poderão ser inscritos na Dívida Ativa do Estado.

Consulta IPVA MG

Para evitar problemas de irregularidade com o seu veículo, o ideal é você consulta 2019 IPVA MG e depois pagar o tributo. Consultando o IPVA, você saberá exatamente o valor que precisa ser pago, os descontos disponíveis, e a data de vencimento.

Para fazer esse processo, não é necessário realizar cadastro, você só precisa acessar o site Sefaz IPVA MG, e seguir o passo a passo abaixo:

IPVA 2019 MG

  • Acesse o site fazenda.mg.gov.br
  • Informe o número do seu Renavam;
  • Digite o ano de exercício do tributo;
  • Digite o código de verificação de segurança;
  • Clique em continuar.

Ao consultar, você poderá conferir o valor IPVA MG e também imprimir as guias do tributo. Se preferir, também é possível ir até um guichê de atendimento para fazer a consulta e impressão dos boletos.

Com as facilidades que a internet tem proporcionado para esse tipo de consulta, agora ficou muito mais fácil ter acesso aos valores cobrados do seu IPVA, evitando assim falhas ou cobranças indevidas envolvendo esse tributo.

Calendário IPVA 2019 MG (Tabela)

Quem precisa pagar esse tributo também precisa ficar atento ao tabela IPVA 2019 MG. Isso porque, ele serve justamente para orientar os contribuintes sobre as datas de vencimento e descontos disponíveis.

O calendário IPVA MG está disponível no site da secretaria e você também pode conferir ele abaixo:

IPVA 2019 MG

Usar o calendário de pagamento é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é localizar o último número da sua placa na primeira coluna e ver nas próximas qual é a cota única e o parcelamento IPVA MG.

Assim, você não perde o prazo para pagamento e fica quite com o seu município!

Pagamento IPVA MG

Independentemente se você escolher o pagamento da cota única ou do parcelamento IPVA, o pagamento pode ser feito diretamente nos guichês e canais de atendimento do Detran MG IPVA.

Também é possível pagar a guia em casas lotéricas, e nos bancos autorizados:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Banco Postal dos Correios
  • Caixa
  • Mercantil do Brasil
  • Sicoob
  • Santander

Quem trabalha com internet banking também poderá realizar a quitação via web.

Para quem optou pelo parcelamento, também é possível programar o pagamento do IPVA 2019 Minas Gerais via internet banking, uma facilidade que lhe permite manter o pagamento desse tributo sempre em dia.

Detran MG (Minas Gerais)

Se você tiver qualquer dificuldade para imprimir as suas guias do IPVA MG, ou alguma dúvida em relação ao imposto, basta acessar o site www.detran.mg.gov.br. Nele, você terá acesso a todas as informações sobre esse tributo.

Se preferir, você pode ir até uma das unidades do Detran MG. Em Belo Horizonte, a sede desse órgão fica localizado na Avenida João Pinheiro, número 417, em Boa Viagem. O horário de atendimento é de Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem parada para o almoço.

Também é possível tirar dúvidas através do 155. Esse canal de atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e sábado/domingo, das 8h às 15h.


Nesse artigo, você pode conferir o que é o IPVA 2019 MG, para que ele serve, como pagar e parcelar o valor, e, assim, deixar o seu veículo regular. Assim, você evitará dores de cabeças.

Ficou com alguma dúvida sobre esse tributo? Então aproveite para deixar o seu comentário.