IPVA 2019 MT — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

Quando compramos um carro, temos que regularizar várias documentações. Uma delas chama-se IPVA 2019 MT, um imposto que é pago uma vez ao ano. Mas por que devemos pagar esse atributo? Como consultar a data de pagamento e onde ir para promover o seu pagamento?

Para saber mais sobre estas e outras questões, continue lendo esse post e fique por dentro do IPVA Mato Grosso. Confira!

IPVA MT (Mato Grosso)

O IPVA MT, é um imposto pago ao governo do Mato Grosso por todo motorista para manter a documentação do seu veículo em dia, seja carros, motos, caminhões e outros.

IPVA 2019 MT

A finalidade do imposto cobrado aos motoristas, não vai para melhorias na estrutura das vias e rodovias como normalmente se imagina. Esse imposto é usado para promover melhorias em setores sociais como saúde, educação, segurança, dentre outros.

O valor cobrado aos motoristas é calculado de acordo a tabela Fipe, que é uma tabela que apresenta os valores médios dos veículos, então é cobrada uma taxa de 4% do preço total do automóvel.

Se o atributo não for pago na data correto, o proprietário do veículo com IPVA atrasado fica sujeito a pagar multas e não pode circular com o automóvel até que haja a regularização do IPVA 2019. O proprietário pode ainda perder o veículo se não quitar a sua dívida.

Consulta IPVA MT

Todo contribuinte precisa ficar atento em relação às datas de vencimento para pagar o imposto, emitir boleto, saber se está em dia e outras informações relacionadas ao seu IPVA. E para auxiliar os proprietários, existe a consulta IPVA 2019 MT.

A consulta IPVA pode ser feita de forma fácil e prática através do site do Detran Mato Grosso. Para isso é preciso ter em mãos o Renavam MT do veículo, que é um documento que permite saber todo histórico do veículo, como multas, características, informações do proprietário, dentre outras informações.

Veja o passo a passo abaixo e aprenda como fazer a consulta IPVA MT:

IPVA 2019 MT


Passo 01. Com o registro do veículo em mãos, acesse o site www.sefaz.mt.gov.br;


Passo 02. Feito isso, será mostrado a você uma série de serviços relacionados a esse imposto. Vá em consultar extrato IPVA;


Passo 03. E depois inclua o RENAVAM do seu veículo;


Passo 04. Preencha os outros campos e clique em consultar.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Viu como é fácil fazer a consulta desse tributo pela internet. Mas, tão importante quanto saber fazer essa consulta, é ficar de olho no calendário IPVA MT, até mesmo para garantir que o seu imposto não seja pago com atraso, evitando dessa forma o adicional de juros sobre o valor do imposto.

Calendário IPVA 2019 MT (Tabela)

Para se atentar as datas de pagamento do tributo, foi criado o calendário IPVA MT, com intuito de ajudar os contribuintes a não atrasar mais o seu imposto.

Para consultar a data de pagamento do seu IPVA, basta acessar o site www.sefaz.mt.gov.br. e clicar em calendário IPVA.

IPVA 2019 MT

A tabela IPVA 2019 MT é organizada em linhas e colunas, de uma maneira fácil, para que todos possam visualizar a sua data de vencimento de acordo com os dois últimos números das placas dos seus respectivos automóveis.

Então é só ter em mãos os dois últimos números da placa do seu automóvel e você poderá visualizar sua data.

Pagamento IPVA MT

O pagamento IPVA 2019 MT pode ser efetuado em agências e instituições bancárias conveniadas, como:

  • Banco do Brasil
  • Itaú
  • Bradesco
  • Santander.

O IPVA MT 2019 também pode ser pago pela internet no aplicativo do próprio banco. 50% do valor pago pelo motorista vai para o governo do Mato Grosso e a outra metade do valor vai para o cofre público do município onde foi emitida a placa do veículo.

O pagamento desse imposto pode ser feito em cota única ou parcelado em até 5 vezes.

Detran MT (Mato Grosso)

O Detran MT é um órgão que tem como função fiscalizar e administrar o trânsito, assim como a formação de novos motoristas, e garante que seja cumprida todas as leis.

O departamento disponibiliza consulta de CNH, o RENAVAM, medicina de trânsito, entre outros, e também é o responsável pelo recebimento IPVA E O DPVAT (seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestre).

Saiba mais sobre o Detran Mato Grosso em www.detran.mt.gov.br. Neste site você pode conferir mais informações e serviços referente a este órgão, bem como em relação ao seu veículo.

Se quiser realizar algum serviço oferecido pelo Detran, basta entrar em contato pelo telefone: (65) 3615-4800. Ou ir diretamente a sede na Av. Doutor Hélio Ribeiro, 1000 – Centro Político Administrativo – CEP: 78048-910 – Cuiabá/MT.


Nesse artigo sobre IPVA MT, trouxemos algumas informações que todo proprietário de veículo deve saber, tal como, como consultar o IPVA, o pagamento, entre outros.

Os investimentos feitos com o valor pago do IPVA 2019 MT, servem para melhoria de vias e rodovias para que tenhamos mais conforto ao andarmos com nosso veículo.