IPVA 2019 PI — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

O IPVA é um imposto anual cobrado de todos os proprietários de veículos automotores. O valor a ser pago a título de IPVA 2019 PI difere para cada contribuinte, pois o cálculo do tributo é feito com base no valor venal do veículo, ou seja, o valor de mercado do bem.

A cobrança do IPVA 2019 é feita pelos Estados através do Detran e ficar em dia com esse tributo é fundamental para garantir que o seu veículo possa circular livremente pelas vias urbanas.

Confira esse post na íntegra e saiba tudo sobre o IPVA Piauí.

IPVA PI (Piauí)

O termo IPVA 2019 PI significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores cobrado pelo Governo do Estado do Piauí. O imposto, cobrado anualmente, recai sobre todos os veículos automotores terrestres registrados no Estado, sejam eles carros de passeio, ônibus, motos, micro-ônibus ou utilitários.

IPVA 2019 PI

No Piauí, as alíquotas de IPVA variam em 2% para carros novos e de 1% – 2,5% para carros usados, variando conforme a categorias do veículo. Essas alíquotas são calculadas sobre o valor médio dos veículos disponibilizado na Tabela FIPE.

O IPVA PI 2019 é um imposto estadual de natureza fiscal e arrecadatória, ou seja, destinada a encher os cofres públicos. Do total arrecadado, 50% fica com o Estado e 50% é repassado para os municípios onde os veículos foram registrados.

Tanto a parcela que cabe ao Estado quanto a parcela destinada aos municípios, são usadas de acordo com os interesses dos seus administradores, ou seja, do governador do Estado do Piauí e dos seus prefeitos.

Isso significa que ao pagar o IPVA PI do seu veículo você estará contribuindo, mesmo que indiretamente e sem saber, com várias melhorias propostas para a sua cidade, como urbanização, saúde, construção de escolas e até mesmo na manutenção de ruas e estradas.

Consulta IPVA PI

Os donos dos veículos podem se utilizar das facilidades proporcionadas pela internet para obter informações sobre o IPVA PI com apenas alguns cliques e sem sair de casa. A consulta pela internet é uma forma prática e rápida de saber se o veículo está regular ou irregular, se constam débitos referentes ao automóvel e várias outras pendências.

Antigamente era necessário que os proprietários de veículos se dirigissem até o Detran PI IPVA e esperassem horas para serem atendidos para buscar por simples informações. Com a internet, é possível consultar sobre a situação de um veículo com apenas alguns minutinhos.

Para agilizar a consulta, tenha os documentos do veículo em mãos e siga os passos a seguir:

IPVA 2019 PI


Passo 01. Acesse o site do Detran PI através do link: www.detran.pi.gov.br


Passo 02. Depois de carregada a página, surge uma tela onde você deverá o número da placa e do Renvam do veículo, assim como o ano que deseja consultar.


Passo 03. Insira o captcha (as letrinhas e/ou números que aparecem acima) no espaço indicado e em seguida clique em consultar.


Passo 04. Espere carregar a próxima página, que conterá o valor devido do IPVA PI para o veículo consultado.


Calendário IPVA 2019 PI (Tabela)

A tabela IPVA 2019 PI é divulgada no final de cada ano, geralmente no mês de dezembro. Ela serve como orientação para que os contribuintes possam saber quando deverão pagar o imposto a partir do último número da placa do veículo.

Confira abaixo o calendário de pagamento do IPVA PI:

IPVA 2019 PI

Pagamento IPVA PI

Para pagar o IPVA do seu veículo, acesse o site do Detran Piauí munido do Renavam do número da placa do veículo. Imprima o boleto e dirija-se a algum correspondente bancário.

Atualmente os boletos do IPVA PI podem ser pagos nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, incluindo as lotéricas.

O IPVA é um imposto que vem acompanhado de várias outras cobranças logo no início do ano, como material escolar, gastos com festas de natal e ano novo, além do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Apesar de atrapalhar o orçamento doméstico, deixar de pagar o IPVA pode resultar em alguns problemas, veja quais:


01. Quem está com o IPVA atrasado não pode fazer o licenciamento do veículo;


02. Quem está com licenciamento do veículo irregular corre o risco de ter o carro apreendido pela polícia;


03. Não há como parcelar o IPVA PI atrasado, ou seja, para regularizar os débitos do veículo o contribuinte terá que pagar o valor total do imposto acrescido de juros.


04. Ao deixar de pagar o IPVA, o dono do veículo corre o risco de ter seu nome inscrito na dívida ativa, podendo acarretar na perda do bem.


Detran PI (Piauí)

Caso tenha ficado alguma dúvida ou pendência que não tenha sido sanada através dos meios eletrônicos disponibilizados acima, o contribuinte poderá se dirigir até a agência física do Detran PI e lá obter a ajuda necessária.

  • Endereço: Avenida Gil Martins, 2000, Bairro Redenção, Teresina – Piauí.
  • Telefone: (89) 3439-1408.
  • Horário de funcionamento: Das 08:00h às 18:00h.

O artigo de hoje foi bem informativo. Com ele você aprendeu uma série de procedimentos importantes sobre o IPVA 2019 PI, como realizar a consulta, onde pagar o boleto do IPVA e as implicações de andar por aí com o veículo irregular. Mantenha seu IPVA em dia e pé na estrada!