IPVA 2019 PR — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

Os cidadãos que possuem veículos próprios e residem no Paraná, precisam ficar atentos aos prazos para o pagamento do IPVA 2019 PR. Apesar de ser um imposto recorrente e obrigatório, muitos contribuintes não sabem realmente a sua função e o que acontece caso eles percam o prazo de pagamento desse tributo.

Nesse artigo, você irá saber mais sobre esse encargo, bem como porque mantê-lo em dia é tão importante. Então não deixe de ler esse post até o final e descubra:

  • O que é o IPVA Paraná;
  • Como fazer a consulta IPVA PR;
  • Calendário IPVA Paraná;
  • Como fazer o pagamento do IPVA;
  • E muito mais.

Confira!

IPVA PR (Paraná)

O IPVA 2019 nada mais é do que um imposto cobrado em todo o território brasileiro. Ele é cobrado com o objetivo de reunir fundos para aplicar em melhorias nos diferentes estados da federação brasileira.

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, esses recursos não são utilizados somente para melhorias nas vias, como pavimentação, sinalização e manutenção. Eles também são aplicados em áreas como saúde, educação, saneamento, segurança, dentre outras áreas da sociedade.

IPVA 2019 PR

Da arrecadação feita com o IPVA PR, uma pequena porcentagem é destinado ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Enquanto que a outra parte é repassado para os municípios onde os veículos foram emplacados, e também é destinada para melhorias nos segmentos que citamos acima.

Muita gente acredita que o atrasar o pagamento do IPVA só gera multa e juros. Contudo, se você não pagar o imposto dentro do prazo estabelecido, além de taxas extras, o seu nome poderá ser incluído na lista de dívida ativa, lhe impedindo de fazer transações bancárias, como empréstimos ou financiamentos, por exemplo.

Além disso, você será impedido de fazer ou renovar o licenciamento do seu veículo. Isso é um grande problema, tendo em vista que isso deixará o seu automóvel irregular, podendo gerar até mesmo a apreensão dele.

Consulta IPVA PR

Visando facilitar a consulta IPVA 2019 PR, o governo disponibilizou no site da Sefaz IPVA esse processo. Através dele, além de saber exatamente qual o valor que precisa ser pago, você ainda poderá verificar os descontos disponíveis, e se é possível fazer o parcelamento IPVA PR.

Para verificar essas informações pela Secretaria da Fazenda IPVA PR, basta ficar atento ao passo a passo abaixo:

IPVA 2019 PR


Passo 01. O primeiro passo é entrar no site do Sefaz PR pelo endereço www.fazenda.pr.gov.br;


Passo 02. Agora, na opção “Consulta débitos e guias para pagar o IPVA/PR” digite o número do Renavam e a data de pagamento do imposto;


Passo 03. Em seguida, digite o código de segurança que aparece na imagem e clique em Consultar.


Você será encaminhado até uma página onde poderá fazer a consulta do valor IPVA PR, bem como de todas as datas referentes ao vencimento desse tributo. Além disso, você também poderá imprimir a guia de cota única, ou os boletos do parcelamento IPVA Paraná.

Com a consulta IPVA PR você poderá se programar financeiramente, para garantir que o imposto seja pago em dia e assim evitará problemas no futuro.

Calendário IPVA 2019 PR (Tabela)

O calendário IPVA PR, é uma das alternativas que o Governo criou para deixar os donos de veículos informados sobre o imposto. Com ele, você consegue verifica a data de pagamento tanto da cota única, quanto do parcelamento IPVA.

Confira abaixo a tabela IPVA 2019 PR:

IPVA 2019 PR

Para usar o calendário de pagamento IPVA Paraná é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é localizar o número final da sua placa, e conferir nas colunas seguintes o prazo de pagamento.

Pagamento IPVA PR

Para efetuar o pagamento do IPVA 2019 PR, basta ir até uma unidade bancária dos bancos autorizados:

  • Itaú
  • Bancoob
  • Bradesco
  • Banco do Brasil
  • Sicredi

Correntistas podem usar o internet banking e também os terminais de autoatendimento. Já para quem não tem conta, será necessário ir até a “boca do caixa” para efetuar o pagamento e providenciar a quitação desse imposto.

Detran PR (Paraná)

O Detran PR IPVA é o órgão responsável por fiscalizar os veículos registrados no Estado. É ele que faz desde aplicação de multas, até a liberação de licenciamentos.

Em caso de dúvida sobre o IPVA 2019 PR, basta comparecer a sede do órgão, no endereço Av. Victor Ferreira do Amaral, número 2940, no Capão da Imbuia. O atendimento é feito das 8h às 14h, de segunda à sexta.

Você também pode entrar em contato via telefone através dos números 0800-643-7373 (fixo) e 41 3361-0154 (celular). Eles atendem 24 horas.


Nesse artigo você pôde conferir as principais informações a respeito do IPVA PR 2019. Além de entender como o imposto é usado, também foi possível verificar como fazer a consulta de valores e pagamento do tributo.

Gostou do artigo? Aproveite para comentar abaixo ou compartilhe esse post nas redes sociais e ajude outras pessoas a solucionarem suas dúvidas sobre o IPVA 2019 PR Detran!