IPVA 2019 RO — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

O IPVA 2019 RO é um imposto estadual que tem como fato gerador a aquisição de um veículo automotor terrestre (carros, ônibus, caminhões, utilitários, motos, micro-ônibus e demais categorias).

O IPVA Rondônia é o imposto cobrado anualmente de todos os donos de veículos registrados no Estado de Rondônia. O cálculo do imposto é feito com base no tipo do automotivo, ano de fabricação e algumas outras particularidades.

IPVA RO (Rondônia)

O IPVA 2019 é um imposto cobrado anualmente de todos os donos de veículos terrestres. Por ser um imposto estadual e de periodicidade anual, a cobrança do IPVA RO é feita pelo Estado aos donos de veículos registrados em seu território. A cobrança é feita através do Detran RO IPVA e o valor da alíquota varia de 0,5% até 3% do valor venal do bem, que pode ser obtido através da Tabela FIPE.

IPVA 2019 RO

Em via de regra, o IPVA é um imposto de natureza fiscal, ou seja, tem como principal objetivo arrecadar dinheiro para os cofres públicos do estado. Depois, 50% do total arrecadado é dividido entre os municípios de Rondônia, para que as prefeituras invistam o valor em melhorias para seus moradores.

Como já dissemos anteriormente, do total arrecadado com o IPVA 2019 RO, 50% é distribuído entre os municípios e 50% continua nos cofres públicos para o custeio dos gastos estatais.

Os 50% repassados para os municípios são gastos de acordo com as necessidades da população. Os recursos podem ser revertidos em saúde, segurança, educação, obras de infraestrutura, entre outros. Por isso, ao pagar o seu IPVA em dia, você participa, mesmo que indiretamente, com obras e melhorias importantes para a sua cidade!

Consulta IPVA RO

A consulta pela internet se constitui como uma forma fácil e rápida que os contribuintes têm de obter informações importantes sobre seus veículos, como calendário de pagamento do IPVA, emissão de boletos para pagamento e possíveis débitos do automóvel.

Com a comodidade proporcionada pela internet, já não é mais preciso se dirigir até a agência física do Detran RO IPVA para obter essas e outras informações, pois é possível realizar a consulta do veículo online, sem sair de casa e com apenas alguns cliques.

Passo a passo de como realizar a consulta IPVA 2019 RO:

IPVA 2019 RO


Passo 01. Acesse o site do Detran-RO através do link: www.detran.ro.gov.br


Passo 02. Será exibida a tela inicial do site, clique em veículos:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 03. Em seguida, o sistema carregará uma tela para que você preencha os campos conforme a documentação do veículo:


Passo 04. Em seguida, clique na opção “não sou um robô” e espere carregar a próxima tela com as informações desejadas.


Calendário IPVA 2019 RO (Tabela)

O calendário de pagamento do IPVA serve como orientação para que os contribuintes saibam em que data deverão pagar o imposto. As tabelas com as datas de pagamentos são divulgadas pelo governo de cada estado no final de cada ano, geralmente no mês de dezembro, para dar tempo do contribuinte se programar financeiramente e ficar isento de multas.

Para saber em que data deverá pagar a cota única ou a primeira parcela do seu IPVA, esteja atento ao último número da placa do veículo. Veja abaixo a tabela IPVA 2019 RO:

IPVA 2019 RO

Lembrando que o calendário IPVA referente ao ano de 2019 será divulgado apenas ao final do ano de 2018 no site da Sefaz.

Pagamento IPVA RO

Pagar o IPVA do seu veículo é bem simples. Imprima o(s) boleto(s) no site do Detran RO IPVA e dirija-se até uma das agências bancárias credenciadas para quitar o seu tributo.

O boleto do IPVA também pode ser pago nos caixas eletrônicos ou online, desde que a conta bancária a ser debitada faça parte da rede credenciada pelo Estado de Rondônia para receber o imposto.

Todos os donos de veículos devem pagar o valor do IPVA RO ao Estado. O atraso ou falta de pagamento do IPVA pode gerar sérios problemas para o contribuinte, tais como:

  • Multa;
  • Inclusão do nome na dívida ativa;
  • Impedimento para o licenciamento do veículo;
  • Apreensão do veículo pela polícia;
  • Perda de pontos na carteira de habilitação.

Detran RO IPVA

Caso não tenha sido possível sanar as dúvidas ou pendências no site do Detran RO, o contribuinte poderá dirigir-se até a agência física do Detran no Estado.

  • Endereço: Rua Doutor José Adelino, número 4477 – Costa e Silva.
  • Horário de atendimento: Das 07:30h às 13:30, de segunda a sexta-feira.
  • Telefone: (69) 3217-2575.

Nesse artigo você viu tudo sobre o IPVA Rondônia, desde como fazer a consulta desse tributo, o calendário de pagamento, até como efetuar o pagamento do seu IPVA 2019 RO! Ficou com dúvida? Então deixe seu comentário para que possamos te ajudar!