IPVA 2019 RS — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

Se você é dono de um veículo, sabe que todos os anos é preciso pagar o IPVA 2019 RS. O que muita gente não sabe, é qual a função desse imposto, e como obter as guias de pagamento pela internet.

Entender esse tributo é importante para o seu papel de cidadão. Afinal, ele será utilizado para uma série de funções que irão gerar benefícios, direta ou indiretamente, para o seu município.

Nesse artigo, você irá apender para que serve o IPVA RS, quais são as consequências para quem atrasa o pagamento desse tributo, e como consultar os seus valores.

Confira!

IPVA RS (Rio Grande do Sul)

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2019) é um tributo que é obrigatório em todos os Estados brasileiros. Ele precisa ser pago por qualquer pessoa que seja proprietária de veículos, até mesmo para garantir a regularidade dos seus automóveis.

Há maneiras de pedir a isenção desse tributo, mas, apenas em alguns casos específicos. Além disso, uma das notícias que certamente você vai gostar de saber acerca do IPVA Rio Grande do Sul é que o governo oferece descontos sobre o valor total desse tributo, caso você o pague na modalidade Cota Única.

IPVA 2019 RS

O IPVA 2019 RS tem como principal objeto, arrecadar fundos para os cofres públicos do Rio Grande do Sul. Esses recursos, não são utilizados para melhorias nas vias, como muita gente pensa.

Na verdade, eles são destinados a outros setores. Do total de dinheiro arrecadado, 20% é repassado para Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Dos recursos que restam, 50% são utilizados em melhorias na infraestrutura, como saúde, saneamento, educação e segurança. A outra metade é repassada para os municípios onde cada veículo foi emplacado.

Uma das dúvidas mais comuns em relação a IPVA é sobre o que acontece se não houver pagamento. Para começar, você terá a aplicação de multas e taxas sobre o valor devido, o que irá aumentar bastante a conta.

Além disso, como o pagamento desse imposto é necessário para renovar a documentação do veículo, você não poderá fazer ou renovar o seu licenciamento. Isso é um grande problema, pois impedirá que o seu automóvel transite em vias de forma regular, e se ainda assim o fizer, poderá ter o veículo apreendido.

Para evitar problemas no trânsito, o melhor é pagar o IPVA RS dentro do prazo.

Consulta IPVA RS

Se você precisa pagar esse imposto, o ideal é fazer a consulta IPVA Rio Grande do Sul. Isso porque, através dela, é possível obter uma série de informações sobre o tributo.

Além do valor IPVA RS, você também poderá verificar os prazos de pagamento, descontos e até mesmo imprimir as guias. Tudo isso através do site da Secretaria da Fazenda IPVA RS.

Confira abaixo o passo a passo para fazer a Consulta IPVA 2019 RS:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

IPVA 2019 RS

  • Acesse o site da Sefaz IPVA, através do link www.sefaz.rs.gov.br;
  • Em seguida, clique na opção Consulta Simplificada do IPVA;
  • Agora, digite o número da placa do seu veículo, e o seu Renavam;
  • Clique em não sou um robô para fazer a verificação de segurança;
  • Clique em consultar.

Pronto! Agora você pode verificar tanto o valor da cota única, como o parcelamento IPVA RS. Também é possível imprimir as guias de pagamento.

Calendário IPVA 2019 RS (Tabela)

O calendário IPVA RS tem como objetivo facilitar a consulta de informações sobre o imposto. Nele você consegue verificar os prazos de pagamento da cota única e do Parcelamento IPVA.

Confira abaixo a tabela IPVA 2019 RS:

IPVA 2019 RS

Para usá-la, é só localizar o número final da sua placa e na coluna seguinte verificar o prazo de pagamento.

Pagamento IPVA RS

O pagamento do IPVA RS pode ser feito em qualquer agência bancária de bancos autorizados (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú ou Bradesco). Para quem é correntista, é possível pagar esse imposto via internet banking.

Detran RS (Rio Grande do Sul)

O Detran RS IPVA é o órgão responsável por fiscalizar os veículos do Rio Grande do Sul. Se você tiver alguma dúvida ou problema com o imposto, basta se deslocar até a sede do Tudo Fácil, localizada na Av. Borges de Medeiros, nº 521, em Porto Alegre.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Você terá acesso a vários serviços. Se preferir, entre em contato através do canal de atendimento Disque Detran, pelo telefone 0800-510-3311.


Nesse post, você pode conferir como o IPVA RS 2019 é utilizado para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Rio Grande do Sul, bem como consultar os valore e fazer o pagamento do imposto.

Gostou do artigo sobre o IPVA 2019 RS? Ainda tem dúvida em relação a esse assunto? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas ou compartilhe esse post nas redes sociais.