IPVA 2019 SP — DETRAN, CONSULTA, TABELA, CALENDÁRIO

O IPVA 2019 SP é um imposto destinado aos motoristas e que deve ser pago anualmente. Apesar disso, ainda existem muitos contribuintes com dúvidas sobre o que é esse imposto ou como fazer sua consulta.

Se você é um deles, saiba que conhecer esse tributo poderá lhe ajudar a evitar problemas com o seu município, bem como garantir algum desconto sobre o valor total a ser pago.

Continue lendo esse artigo, e descubra:

  • O que é o IPVA São Paulo;
  • Como consultar o IPVA SP;
  • Calendário IPVA São Paulo;
  • Como fazer o pagamento desse tributo;
  • E muito mais.

Confira!

IPVA SP (São Paulo)

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, é um tributo pago por todos os donos de veículos automotivos (carro, moto, caminhão, micro-ônibus e etc). Todos os Estados fazem a cobrança desse imposto, mas nesse post focaremos especificamente no IPVA São Paulo.

Assim como outros tributos do gênero, o IPVA 2019 SP tem como objetivo arrecadar fundos para os cofres públicos, de modo que eles sejam repassados em forma de benefícios para a sociedade.

IPVA 2019 SP

Segundo a Secretaria da Fazenda IPVA SP, os recursos arrecadados com esse imposto são repassados para algumas áreas importantes do Estado. Cerca de 20% dele é transferido para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Do restante, 50% é redistribuído entre os municípios, conforme os tipos de veículos registrados. Os outros 50% são integrados ao orçamento anual de São Paulo e são aplicados em melhorias na infraestrutura, saúde, segurança pública e educação.

Quem não pagar o IPVA SP 2019 em dia, certamente pode sofrer alguns problemas. Começando pela perda do direito ao desconto que o contribuinte tem ao pagar esse tributo dentro do prazo, o que acaba deixando o imposto um pouco mais caro.

O não pagamento do IPVA 2019 até a data de vencimento gera um acréscimo moratório de 0,33% ao dia (até o limite de 20%). Além disso, também são acrescentados 1% ao mês ou juros mensais com base na Taxa Selic o que for maior.

Segundo a Secretaria da Fazenda, o não pagamento também gera a inclusão do dono do veículo na dívida ativa do Estado. Isso também gera um aumento no valor total do tributo. O proprietário também será impedido de fazer ou renovar o licenciamento do automóvel. Isso é considerado uma multa gravíssima e pode gerar até mesmo a remoção do veículo.

Consulta IPVA SP

É muito importante que você faça a Consulta IPVA 2019 SP. Isso porque, a Sefaz IPVA informou que, esse ano, o imposto não será enviado até as residências dos motoristas, como era feito anteriormente.

Ou seja, é necessário verificar o site do órgão para saber o Valor IPVA SP e também as datas de pagamento. Veja abaixo o passo a passo desse procedimento e aprenda como fazer a consulta IPVA SP pela internet:

IPVA 2019 SP


Passo 1. Acesse o site www.ipva.fazenda.sp.gov.br;


Passo 2. Clique na opção Consultar, na caixa de informações “Consulta de débitos do veículo”;


Passo 3. Você será redirecionado para uma nova janela onde precisará informar o número do Renavam SP e a placa do veiculo;


Passo 4. Em seguida, informe os caracteres da verificação de segurança e clique em consultar;


Passo 5. Uma nova janela irá se abrir com os valores em aberto.


Viu como é fácil consultar o IPVA SP? Em poucos segundos você terá a sua guia em mãos.

Calendário IPVA 2019 SP (Tabela de Pagamento)

Outro ponto que o motorista precisa ficar atento é em relação a tabela IPVA 2019 SP. Ela serve justamente para que você saiba a data de vencimento do seu imposto, bem como os dias em que pode fazer o pagamento com desconto.

Inclusive, uma das notícias boas para os donos de veículos é que nesse ano o Parcelamento IPVA é um pouco mais flexível. É possível pagar o tributo em até três vezes.

Para entender o calendário IPVA São Paulo, não tem complicação. Basta você identificar qual é o final da sua placa e procurar as respectivas datas de vencimento.

IPVA 2019 SP

Pagamento IPVA SP

Para fazer o pagamento do IPVA 2019 SP é simples. Basta você ter em mãos o código Renavam para pagamento de cota única ou do Parcelamento IPVA SP e ir até uma agência dos bancos autorizados.

Também é possível fazer o pagamento via débito automático, internet banking, em casas lotéricas ou caixas eletrônicos.

Detran SP (São Paulo)

Ficou com alguma dúvida sobre o imposto? Então basta acessar o site do Detran SP IPVA. Na aba fale conosco você pode tirar todas as suas dúvidas.

Além disso, também é possível comparecer em uma das sedes do órgão:

  • Av. do Estado, 900, Bom Retiro – próximo à estação Armênia do Metrô;
  • Av. Interlagos, 2225 – dentro do Shopping Interlar – Interlagos.

Veja outras clicando aqui.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados 7h às 13h. Em caso de dúvidas sobre os serviços disponíveis ligue no telefone 3322-3333 (capital e grande SP) ou 300-101-3333 (interior e litoral).


Nesse artigo você pode conferir o que é o IPVA 2019 SP, como ele é aplicado na sociedade, de que maneira consultar o valor e como pagá-lo.

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas sobre o IPVA São Paulo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas!