IPVA 2020 AM – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!

Assim como para os demais brasileiros, moradores do estado do Amazonas também iniciam o novo ano preocupando-se com o pagamento de impostos. Dentre eles está o IPVA 2020 AM imposto sobre a propriedade de veículos automotores emplacados no estado amazonense.


O IPVA Amazonas é administrado pelo Detran AM (departamento de trânsito do Amazonas), o valor recolhido é destinado em parte para o governo do estado, e também para o município onde cada veículo foi emplacado e é utilizado em melhorias prevista no planejamento da Sefaz AM IPVA, Secretaria da fazenda do estado.

É importante que o proprietário efetue o pagamento do IPVA AM, pois caso não pague, estará impedido de licenciar o veículo. A falta de licenciamento pode gerar multa e até mesmo apreensão do automóvel, o que trará mais despesas ao proprietário.

Veja Também:

Detran AM IPVA 2020

O Departamento de trânsito do estado do Amazonas, Detran AM é o órgão responsável pelo atendimento aos motoristas amazonenses. É também competência do Detran IPVA AM.

IPVA 2020 AM

Para sanar dúvidas, mudar o endereço de recebimento do boleto IPVA AM e realizar procedimentos relacionados ao trânsito, o proprietário deve buscar atendimento do Detran AM IPVA.

O atendimento do Detran AM IPVA 2020 funciona pelos telefones 154 e (92) 3642-3355 de segunda à sexta-feira das 8:00 às 14:00 horas. Você pode ainda procurar atendimento nas agências físicas do Detran AM IPVA ou nas Ciretrans próximas a você.

O pagamento do tributo é muito importante para a circulação legal de seu veículo, portanto, fique atento ao calendário de pagamento IPVA AM e não perca a data para quitar o imposto.

Alíquotas IPVA 2020 AM

O valor a ser pago por cada veículo de IPVA AM sofre variações de acordo com algumas especificações. A base de cálculo é o valor de venda do automóvel divulgado pela FIPE, que é influenciado pela categoria, marca, modelo e ano do veículo. Posteriormente aplica-se a alíquota tributária definida pela Sefaz AM IPVA.

Para o IPVA AM as alíquotas definidas para cada categoria de veículo são de:


2% – Para veículos de passeio e comerciais leves, ônibus, caminhões, motocicletas e triciclos até mil cilindradas.


3% – Para veículos acima de mil cilindradas.


Apesar da divulgação de alíquotas não espera-se que cada proprietário de veículo calcule o valor que irá pagar IPVA 2020 AM.

Consulta IPVA 2020 AM

A popularização do uso da internet traz benefícios aos usuários na resolução de tarefas burocráticas. Exemplo disso é a consulta IPVA AM que permite ao proprietário consultar os débitos de seu veículo e o valor a ser pago pelo IPVA AM.

Para saber como realizar a consulta IPVA AM e verificar os débitos de seu veículo basta acompanhar os passos a seguir:

IPVA 2020 AM

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Acesse a página da Sefaz IPVA AM online.sefaz.am.gov.br/ipva/ipva.asp
  • No campo indicado, informe o número do Renavam do veículo
  • Marque a opção “Não sou um robô”
  • Clique em “Consultar”A possibilidade Detran AM consulta IPVA garante ao motorista estar ciente dos débitos relacionados ao seu veículo e assim preparar seu orçamento para efetuar o pagamento destes.

Tabela IPVA 2020 AP

Para organizar os recebimentos do IPVA AM a Secretaria da fazenda do estado e o Detran AM IPVA 2020 organizam um calendário de recebimentos do imposto separando as datas de acordo com o final da placa de cada veículo.

Para saber qual o vencimento do seu imposto confira abaixo no Calendário IPVA 2020 AM:

Para veículos novos, 0km, o pagamento do IPVA AM é feito de maneira integral, avista antes do registro do veículo no Departamento de Trânsito, Detram AM. Para os anos seguintes fica vigente o previsto na tabela IPVA 2020 AM de cada ano.

Saiba Mais:

Pagamento IPVA 2020 AM

O pagamento do IPVA AM pode ser realizado de quatro formas diferentes:


01 – Em cota única a ser paga no dia do vencimento da primeira parcela, com 10% de desconto do valor total do IPVA;


02 – Em cota única no dia do vencimento da segunda parcela, com 5% de desconto no valor total do imposto;


03 – Em cota única a ser paga no dia do vencimento da terceira parcela, sem descontos;


04 – Parcelado em três vezes de acordo com o calendário IPVA AM anual, sem desconto.


A Lei do bom condutor garante ao contribuinte solicitar à Sefaz AM desconto de 10% caso não tenham registro de infração de trânsito no ano anterior ao do recolhimento; de 15%, se esteve regular nos últimos dois anos e de 20%, se não cometeu infração nos últimos três anos. Os descontos previstos nessa lei são cumulativos aos concedidos pela antecipação do pagamento, podendo assim, o proprietário chegar a 30% de desconto IPVA AM.

O pagamento do IPVA 2020 AM pode ser efetuado em correspondentes bancários ou agências dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Unibanco
  • Caixa Econômica Federal
  • Casas LotéricasÉ importante possuir o boleto IPVA 2020 AM em mãos para pagamento na boca do caixa. Caso não tenha recebido seu boleto vá até uma agência física do Detran AM, Cietran AM ou Sefaz AM.

Em agências do Banco do Brasil pode-se efetuar o pagamento do IPVA AM no caixa eletrônico, para isso é preciso ser correntista do Banco do Brasil e possuir o número do Renavam e placa do veículo.

Alguns veículos estão isentos, ou seja, não precisam pagar o IPVA AM. São eles:

  • Veículos de deficientes físicos condutores ou não;
  • Veículos de autistas não condutores;
  • Proprietários de veículos com mais de 20 anos de fabricação;
  • Taxistas e moto-taxistas;
  • Motoristas de aplicativos;
  • Veículos ferroviários;
  • Ônibus ou micro-ônibus utilizado em transporte escolar ou fretamento continuo.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

IPVA 2020 AM – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!