IPVA 2020 AP – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!

O imposto sobre propriedade de veículos automotores IPVA 2020 AP é uma tarifa anual cobrada pelo governo do estado, e assim como os demais brasileiros, moradores do estado do Amapá já começam o ano preocupando-se com o imposto cobrado sobre veículos emplacados no estado.


É muito importante que proprietários de automóveis efetuem o pagamento do IPVA AP, pois do contrário não poderão obter o licenciamento e o documento fiscal do veículo atualizado.

A falta de documento atualizado gera multa e pode chegar à apreensão do veículo, causando maiores transtornos e gastos ao proprietário.

Veja Também:

Detran AP IPVA 2020

O Departamento de trânsito do estado do Amapá, Detran AP é o órgão responsável pelo atendimento aos motoristas amapaenses. É também competência do Detran IPVA AP. Para sanar dúvidas, mudar o endereço de recebimento do boleto IPVA 2020 AP e realizar procedimentos relacionados ao trânsito, o proprietário deve buscar atendimento do Detran AP IPVA.

IPVA 2020 AP

O atendimento telefônico do Detran AP IPVA é feito através dos telefones das Ciretrans do estado, pelos números 3423 1140 / 3621 1841 / 3212 4327 / 3271 1580 / 3521 2553 / 98404 0895 / 3283 1982 / 98801 0452. O atendimento telefônico e presencial nas agências do Detran AP IPVA é realizado de segunda à sexta-feira das 7:00 às 16:00 horas.

É importante ficar atento às datas de vencimento IPVA 2020 AP e realizar o pagamento do tributo, lembrando que todos que possuem veículos em seu nome devem pagar o imposto evitando multas e complicações.

Alíquotas IPVA 2020 AP

O cálculo do valor a ser pago pelo IPVA AP sofre modificações de acordo com alguns fatores. A base de cálculo é o valor de venda do veículo, divulgado pela FIPE, influenciado pela categoria, marca, modelo e ano do automóvel. Aplica-se então a alíquota tributária definida pela Sefaz IPVA AP (Secretaria da Fazenda estadual).

As alíquotas definidas pela Sefaz IPVA AP para cada categoria são de:

  • 1,5%para os caminhões, ônibus e motos;
  • 3% para automóveis e camionetes
  • 0,5% para os veículos aéreos.Apesar da divulgação de alíquotas não espera-se que cada proprietário de veículo calcule o valor que irá pagar pelo IPVA AP.

Consulta IPVA 2020 AP

A popularização do uso da internet traz benefícios aos usuários na resolução de tarefas burocráticas. Exemplo disso é a consulta IPVA AP que permite ao proprietário consultar os débitos de seu veículo e o valor a ser pago pelo IPVA.

Para saber como realizar a consulta IPVA 2020 AP e verificar os débitos de seu veículo basta acompanhar os passos a seguir:

IPVA 2020 AP

Passo 01. Acesse o site do Detran IPVA AP http://www.detran.ap.gov.br/detranap/


Passo 02. Na página inicial do site, clique na opção “Veículo”; posteriormente em “Consulta de veículos”;

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 03. Você será direcionado a uma nova página. Informe, nos campos indicados, o número do Renavam e a placa do veículo. Marque a opção “Não sou um robô”; e clique em “Consultar”.


Através da consulta IPVA AP você terá acesso aos débitos de seu veículo, e pode se preparar para fazer o pagamento sem assustar-se ao receber o boleto em sua residência.

Tabela IPVA 2020 AP

Buscando organizar o recebimento do imposto, a Secretaria da Fazenda elaborou um calendário para o vencimento IPVA AP levando em consideração a forma de pagamento escolhida pelo contribuinte.

Para o ano de 2020 será possível parcelar o imposto em até 6 cotas, nas seguintes datas apresentadas na tabela IPVA AP:

• Licenciamento seguro obrigatório cota única ou 1ª cota – a definir
• 2ª cota – a definir
• 3ª cota – a definir
• 4ª cota – a definir
• 5ª cota – a definir
• 6ª cota – a definir
• Prazo máximo para licenciamento – a definir
• Início da fiscalização – 1 de setembro

Pagamento IPVA 2020 AP

É possível pagar IPVA 2020 AP em uma parcela (cota única) com o desconto de 20% do valor total do imposto ou em até 6 parcelas, sem o desconto. Alguns veículos são isentos, ou seja, não precisam pagar o IPVA AP, dentre eles estão:

  • Veículos usados para serviços agrícolas e de terraplanagem;
  • Ambulâncias;
  • Táxi;
  • Embarcações de atividades pesqueiras e de transporte de passageiros;
  • Veículos adaptados para pessoas com necessidades especiais;
  • Veículos de embaixadas, consulados.

A Sefaz IPVA AP emitiu uma nota a respeito do envio dos boletos para pagamento do IPVA AP pelos correios. Houve um problema na emissão e, portanto, os boletos não serão enviados às residências dos contribuintes. Por isso será preciso que o proprietário do veículo imprima a guia para pagamento no site do Detran IPVA AP, como mostrado no tópico Consulta.

Caso o contribuinte tenha dificuldades para realizar a impressão da guia de pagamento IPVA AP, pode dirigir-se a uma agência física do Detran AP ou posto de atendimento da rede Super Fácil e solicitar a impressão do documento.
É possível ainda realizar o pagamento do IPVA AP portando o boleto ou número do Renavam do veículo nas agências dos bancárias:

  • Banco do Brasil
  • Banco Santander
  • Banco Itaú
  • Casas Lotéricas

O valor arrecadado pela Sefaz AP com o pagamento IPVA AP é dividido entre o governo do estado do Amapá e as cidades onde cada veículo foi emplacado. O destino dado à esse dinheiro varia de acordo com o planejamento da secretaria da fazenda e pode ser aplicado em melhorias na saúde, educação, segurança, trânsito e estradas.

Atrasos no pagamento do IPVA AP geram multas de 0,33% ao dia e juros de 1% ao mês. Débitos de IPVA AP de anos anteriores podem ser parceladas em agências do Detran AP IPVA com o lançamento dos Refis. Motoristas com atraso no IPVA não podem fazer o licenciamento do veículo, e por isso estão sujeitos a mais multas e até mesmo apreensão do veículo se parados em blitz de trânsito.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

IPVA 2020 AP – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!