IPVA 2020 BA – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!

Com a chegada de 2019 chegam também as preocupações financeiras com o pagamento de impostos, dentre estes o IPVA 2020 BA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores). Trata-se de um imposto anual cobrado de proprietários de carros, motos, caminhões, ônibus e demais veículos emplacados no estado da Bahia.


O IPVA BA é administrado pelo Detran BA IPVA (Departamento de Trânsito da Bahia), o valor recolhido é destinado em parte para o governo do estado, e também para o município onde cada veículo foi emplacado.

É importante que o proprietário efetue o pagamento do IPVA 2020 BA, pois caso não pague, estará impedido de licenciar o veículo. A falta de licenciamento pode gerar multa e até mesmo apreensão do automóvel, o que trará mais despesas ao proprietário.

Veja Também:

Detran BA IPVA 2020

O Departamento Estadual de Trânsito, é um dos órgãos responsáveis pelo imposto sobre a propriedade de veículos automotores, o Detran BA consulta IPVA e presta diversos serviços relacionados ao trânsito e propriedade de automóveis aos motoristas baianos.

IPVA 2020 BA

É através deste órgão que podem ser esclarecidas suas dúvidas, emitidos e retirados alguns documentos e realizados grande parte dos procedimentos que envolvem legislação de trânsito. O atendimento do Detran BA IPVA é realizado através dos telefones (71) 3116-2335; 0800-284-0011 e (71) 99911-7631.

O pagamento IPVA é muito importante para a circulação legal de seu veículo, portanto, fique atento ao calendário IPVA 2020 BA e não perca a data para quitar o imposto.

Alíquotas IPVA 2020 BA

O valor a ser cobrado no boleto IPVA 2020 BA varia de acordo com o valor do veículo sobre o qual será pago o imposto.

Anualmente é divulgada a Tabela Fipe, informando o preço médio dos veículos comercializados no Brasil. Com base no ano, modelo e marca do automóvel estipula-se seu valor, e com base neste valor e em alíquotas definidas pela Secretaria da Fazenda estadual temos o valor do IPVA 2020 BA.

As alíquotas IPVA BA variam de acordo com a categoria do veículo:

I – Para automóveis e utilitários:

  1. a) 3,0% quando movidos a óleo diesel;
  2. b) 2,5% quando movidos a outros tipos de combustíveis;

II – 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, máquinas de terraplenagem, tratores, motos e motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais;

III – 1,5% para embarcações e aeronaves;

Consulta IPVA 2020 BA

A popularização do uso da internet traz benefícios aos usuários na resolução de tarefas burocráticas. Exemplo disso é a consulta IPVA BA que permite ao proprietário consultar os débitos de seu veículo e o valor a ser pago pelo IPVA BA, evitando assim a necessidade de cálculos para verificar o valor do imposto, e sustos na hora do recebimento do boleto para pagamento IPVA BA.

Para efetuar a consulta IPVA 2020 BA basta acompanhar os passos a seguir:

IPVA 2020 BA

Passo 01. Acesse o site do Detran IPVA BA http://www.detran.ba.gov.br/;


Passo 02. Desça a página até a opção Serviços/veículos;


Passo 03. Clique na opção “Situação de veículos”; representado com o desenho de um carro em um quadrado cor de rosa;


Passo 04. Na página seguinte, no menu à esquerda, clique na opção “Consultar Situação”;

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 05. Nos locais indicados informe o número do Renavam ou Chassi do veículo, conforme escolha feita nos botões acima da barra de digitação;


Passo 06. Marque a opção “Não sou um robô”;


Passo 07. Clique em “Pesquisar”.


A possibilidade Detran BA consulta IPVA garante ao motorista estar ciente dos débitos relacionados ao seu veículo e assim preparar seu orçamento para efetuar o pagamento destes.

Tabela IPVA 2020 BA

Com o intuito de informar aos proprietários de veículos da Bahia o vencimento do IPVA BA de seus bens, criou-se o Calendário IPVA BA.

As datas de vencimento são organizadas de acordo com o final da placa dos automóveis. Para consultar o valor e a data de vencimento do seu imposto, encontre na tabela IPVA 2020 BA abaixo o último número da placa de seu veículo na primeira coluna, nas colunas ao lado estarão as datas de vencimento da cota única e das parcelas.

Veículos novos 0 km tem como data de vencimento do primeiro IPVA BA 30 dias após a data da compra, registrada no documento fiscal do automóvel. Para os anos seguintes fica vigente a data prevista no calendário IPVA BA de cada ano.

Pagamento IPVA 2020 BA

O pagamento IPVA BA pode ser realizado de três formas definidas pela sefaz BA IPVA:


01 – Em cota única até o dia 08 de fevereiro de 2019 com 10% de desconto;


02 – 5% do valor devido para pagamento até o vencimento da primeira parcela, conforme a tabela de vencimento,


03 – Pelo número final da placa ou ainda parcelado em três cotas de acordo com o vencimento definido no calendário IPVA BA, sem descontos.


Você pode efetuar o pagamento IPVA BA em qualquer correspondente bancário ou agência dos Bancos do Brasil e Bradesco de todo o território nacional.  Leve consigo o carnê ou boleto IPVA  2020 BA para facilitar a transação.

Caso não tenha recebido o boleto de pagamento IPVA BA em seu endereço, ou não consiga imprimir a guia, procure uma agência bancária autorizada, Sefaz IPVA BA, ou Detran BA IPVA portando o número do Renavam do veículo e solicite a ajuda de um atendente.

Alguns veículos são isentos, ou seja, não precisam pagar IPVA BA, são estes:


01. Embarcações de empresas concessionárias, permissionárias ou autorizarias de serviços públicos de transporte coletivo empregados, exclusivamente, no transporte urbano e suburbano;


02. Veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e a embarcações com motor de potência inferior a 25HP;


03. Veículos adaptados para deficientes físicos;


04. Pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público Estadual ou Municipal;


05. Táxi de propriedade de motoristas profissionais autônomos ou cooperativados;


06. Veículos utilizados como ambulância e no combate a incêndio, desde que não haja cobrança pelo serviço;


07. Veículos de embaixadas representações consulares, bem como de funcionário de carreira diplomática ou de serviço consular, desde que os respectivos países de origem adotem reciprocidade de tratamento;


08. Máquinas agrícolas e de terraplanagem desde que não circulem em vias públicas;


09. Embarcações de propriedade de pescador profissional, pessoa física;


10. Veículos com mais de 15 (quinze) anos de fabricação.


 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

IPVA 2020 BA – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!