IPVA 2020 MS – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!

Anualmente motoristas do Mato Grosso do Sul preocupam-se com o pagamento IPVA 2020 MS, o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores registrados no estado do Mato Grosso do Sul.


O IPVA MS é administrado pelo Detran MS (departamento de trânsito de Mato Grosso do Sul), o valor recolhido é destinado em parte para o governo do estado, e também para o município onde cada veículo fora emplacado.

É importante que o proprietário efetue o pagamento do IPVA MS, pois não pagando estará impedido de licenciar o veículo. A falta de licenciamento pode gerar multa de trânsito e até mesmo apreensão do automóvel, o que trará mais despesas, como o pagamento de diárias pelos dias nos quais o carro fica retido no pátio do Detran MS IPVA, sua remoção e os débitos pendentes.

Veja Também:

Detran MS IPVA 2020

O Departamento Estadual de Trânsito, Detran MS é um dos órgãos responsáveis pelo imposto sobre a propriedade de veículos automotores, segunda via IPVA MS e demais serviços prestados aos motoristas do Mato Grosso do Sul.

IPVA 2020 MS

É através deste órgão que podem ser esclarecidas suas dúvidas, emitidos e retirados alguns documentos e realizados grande parte dos procedimentos que envolvem legislação de trânsito.

Portanto, para maiores esclarecimentos pode-se entrar em contato com este órgão. O atendimento do Detran MS IPVA é realizado através dos telefones 154(Capital) ou 67 3368-0500(restante do estado) e Call Center (67) 3368-0100.

Você pode ainda procurar uma das agências físicas do Detran MS IPVA e demais assuntos podem ser resolvidos e esclarecidos por seus atendentes. As agências estão espalhadas por todo o estado, procure a que fica mais perto de seu endereço.

Alíquotas IPVA 2020 MS

O cálculo do valor IPVA 2020 MS a ser pago por cada proprietário é feito com base no valor de venda do seu veículo, informado pela tabela FIPE, com base em seu modelo, marca e ano, e na alíquota tributária definida pela Secretaria da Fazenda estadual.

Para o IPVA Mato Grosso do Sul as alíquotas são de:


3,5% – Para automóvel (carro de passeio), camioneta, camioneta de uso misto e utilitário.


2% – Para caminhão, ônibus, micro ônibus, motocicleta e similares.


4,5% – Para automóveis de oito lugares movidos a diesel.


1% – Relativo à primeira tributação, incidente sobre a propriedade dos veículos novos motorizados e cilindrada igual ou inferior a 150 cm³ adquiridos de revendedores localizados no estado do Mato Grosso do Sul.


Consulta IPVA 2020 MS

A popularização do uso da internet traz benefícios aos usuários na resolução de tarefas burocráticas. Exemplo disso é a consulta IPVA MS que permite ao proprietário consultar os débitos de seu veículo e o valor a ser pago pelo IPVA MS, evitando assim a necessidade de cálculos para verificar o valor do imposto, e sustos na hora do recebimento do boleto para pagamento IPVA MS.

Para efetuar a consulta IPVA 2020 MS basta acompanhar os passos a seguir:

IPVA 2020 MS

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 01: Acesse o site do Detran MS http://www.detran.ms.gov.br/;


Passo 02: Na página inicial clique na opção “IPVA”, representada por um botão com desenho de um carro e um caminhão;


Passo 03: Na nova página clique na opção “Consulta Débitos IPVA”;


Passo 04: Nos campos indicados informe o número do Renavam do veículo e a placa;


Passo 05: Clique em consultar.


Através da consulta IPVA MS você poderá visualizar quanto um veículo irá pagar de tributos, e pode ainda verificar se existem outros débitos ativos de IPVA MS relacionados àquele Renavam.

Saiba Mais:

Tabela IPVA 2020 MS

A Secretaria da Fazenda do Mato Grosso do Sul e o Detran MS organizam anualmente o calendário IPVA MS, onde o motorista pode verificar as datas de vencimento do IPVA no ano em questão.

O tabela IPVA MS 2020 está prevista como:

  • Cota única (com desconto de 15%) ou 1ª parcela: a definir
  • 2ª parcela: a definir
  • 3ª parcela: a definir
  • 4ª parcela: a definir
  • 5ª parcela: a definir

Você pode efetuar o pagamento IPVA MS de duas maneiras: em cota única com 15% de desconto no valor total do imposto; ou em 5 parcelas a serem pagas de fevereiro à maio.

Pagamento IPVA 2020 MS

O pagamento IPVA MS pode ser realizado em correspondentes bancários ou agências dos bancos autorizados: Banco Do Brasil; Banco Itaú; Caixa Econômica Federal; Bancoob (Conta Fácil); Banco Cooperativo Sicredi; Banco Rural; Banco Bradesco; Banco Safra.

Você pode também pagar IPVA 2020 MS em agências físicas do Detran MS ou da Secretaria da Fazenda estadual, agências dos correios, casas Lotéricas e internet banking dos bancos conveniados.

Caso não tenha recebido o boleto IPVA 2020 MS em seu endereço, ou não consiga imprimir a guia, procure uma agência bancária autorizada, Sefaz IPVA MS, ou Detran MS portando o número do Renavam do veículo e solicite a ajuda de um atendente para imprimir a segunda via IPVA MS.

Alguns veículos são isentos, ou seja, não precisam pagar IPVA MS, são estes:

  • Máquina agrícola e a de terraplenagem e o trator;
  • Locomotiva e vagão ou o vagonete automovidos, de uso ferroviário;
  • Embarcação de pescador profissional, pessoa física;
  • Ônibus de transporte coletivo urbano, que tenha rampa ou outro equipamento especial para deficiente físico;
  • Triciclo e o quadriciclo, para deficiente físico, de uso individual;
  • Veículos destinados exclusivamente ao socorro de feridos e doentes.
  • Veículos destinados ao combate de incêndios;
  • Veículos rodoviários utilizados efetivamente como táxi, com capacidade para até cinco pessoas;
  • Veículos com mais de 20 anos de fabricação;

É importante ficar atento às datas de vencimento IPVA 2020 MS e realizar o pagamento do tributo, lembrando que todos que possuem veículos em seu nome devem pagar o imposto evitando multas e complicações.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

IPVA 2020 MS – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!