IPVA 2020 PI – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!

Assim como para os demais brasileiros, a chegada de um novo ano é sinal de chegada de impostos para os piauienses. Dentre eles está o IPVA 2020 PI, imposto cobrado sobre a propriedade de veículos automotores emplacados no estado do Piauí.


O pagamento IPVA PI é essencial para circular legalmente com seu veículo no estado. O não pagamento IPVA PI gera juros, multa e impossibilita a renovação do licenciamento do automóvel, assim ao ser parado em uma blitz de trânsito o motorista leva mais uma multa e pode ter seu carro apreendido, ficando no pátio do Detran PI até que os débitos sejam quitados.

O dinheiro arrecadado com o pagamento IPVA PI é dividido entre o governo do estado e os municípios onde cada veículo fora emplacado. O valor é destinado a projetos que estejam no planejamento da Sefaz PI, Secretaria da Fazenda piauiense.

Veja Também:

Detran PI IPVA 2020

O Departamento Estadual de Trânsito, Detran PI IPVA é um dos órgãos responsáveis pelo imposto sobre a propriedade de veículos automotores e demais serviços prestados aos motoristas do Piauí.

IPVA 2020 PI

É através deste órgão que podem ser esclarecidas suas dúvidas, emitidos e retirados alguns documentos e realizados grande parte dos procedimentos que envolvem legislação de trânsito.

O atendimento do Detran IPVA 2020 é realizado através do telefone (83) 3216-2570 (86)3228-4500 ou em agências físicas do Detran PI IPVA. As agências estão espalhadas por todo o estado e funcionam de segunda à sexta-feira das 7:30 às 13:30 horas.

Alíquotas IPVA 2020 PI

O valor a ser pago por cada veículo pelo IPVA PI sofre variações de acordo com uma série de fatores. A base de cálculo do imposto é o valor de venda, informado pela FIPE, calculado a partir da categoria, modelo, marca e ano do automóvel. Sobre o valor de venda é aplicada uma alíquota tributária, definida pela Sefaz PI IPVA.

Para o IPVA PI as alíquotas definidas para cada modelo de veículo são de:

  • 2,5% para microônibus, caminhonetes e automóveis;
  • 2% para motocicletas;
  • 1% para caminhões e ônibus.

Contudo, apesar da divulgação de alíquotas não espera-se que cada proprietário calcule o valor que irá pagar de IPVA PI.

Consulta IPVA 2020 PI

A popularização da internet cumpre o papel de auxiliar na resolução de questões burocráticas. A exemplo disso temos a consulta Detran PI onde é possível que cada proprietário verifique o valor devido de impostos.

Para realizar a consulta IPVA 2020 PI basta acessar a página da Sefaz PI, acompanhando os passos a seguir:

IPVA 2020 PI


Passo 01: Acesse a página de consulta Sefaz IPVA PI http://webas.sefaz.pi.gov.br/clvn/faces/views/consultaIPVA_Chassi.xhtml;


Passo 02: Nos campos indicados, informe o número do Renavam e Chassi do veículo, ano de referência do IPVA PI e os caracteres de segurança;

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 03: Clique em “Confirmar”.


Através dessa opção você tem como consultar IPVA PI e outros débitos do veículo, além de poder imprimir o boleto IPVA 2020 PI para realizar o pagamento do imposto.

Tabela IPVA 2020 PI

Buscando organizar o recebimento do imposto, a Secretaria da Fazenda elaborou a tabela IPVA PI, com os vencimentos dos impostos estipulados de acordo com as placas dos veículos. Para saber o dia correto para pagar IPVA PI fique atento ao calendário oficial.

Para saber qual o vencimento do imposto de seu veículo usado, encontre na tabela IPVA 2020 PI abaixo o último número da placa do automóvel, localizado na primeira coluna.

Para carros novos, 0km a alíquota utilizada é de 2% do valor da nota fiscal de aquisição com data de vencimento definida no dia de emplacamento do veículo. Para os anos seguintes fica vigente o calendário IPVA 2020 PI.

Saiba Mais:

Pagamento IPVA 2020 PI

Há duas maneiras de realizar o pagamento IPVA PI, em cota única com 15% de desconto no valor total do imposto, ou parcelado em 3 cotas, sem descontos.

Com o boleto em mãos o pagamento IPVA PI pode ser realizado em correspondentes bancários ou agências dos bancos autorizados:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

  • Bradesco
  • Banco Popular
  • Comercial Carvalho
  • Casas Lotéricas
  • Correios

Para o ano de 2019 a Sefaz PI não enviará aos contribuintes o boleto IPVA 2020 PI pelos correios, como era de praxe. Será preciso imprimir o boleto no site da Sefaz IPVA PI como mostrado no tópico “Consulta IPVA PI”. Caso tenha dificuldades com a impressão da guia para pagamento IPVA PI dirija-se a uma agência física do Detran IPVA PI ou Ciretran e solicite a impressão da guia para um atendente.

Correntistas do Banco do Brasil podem retirar o boleto IPVA PI e realizar seu pagamento utilizando os caixas eletrônicos das agências bancárias. Solicite o auxílio de um atendente e assim poderá evitar filas para pagamento na boa do caixa.

Proprietários de alguns veículos específicos estão isentos, ou seja, não precisam pagar o IPVA PI, são estes veículos:

  • Veículos destinados a socorro e transporte de feridos ou doentes;
  • Veículos de combate a incêndio;
  • Veículos de deficientes físico;
  • Ônibus de transporte coletivo urbano;
  • Táxi ou mototáxi;
  • Ônibus ou micro-ônibus destinado ao transporte escolar;
  • Veículo sinistrado com laudo de perda total.É importante ficar atento às datas de vencimento IPVA 2020 PI e realizar o pagamento do tributo, lembrando que todos que possuem veículos em seu nome devem pagar o imposto evitando multas e complicações.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

IPVA 2020 PI – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!