IPVA 2020 PR – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!

Com o início de um novo ano, iniciam-se também as preocupações com tarifas a serem pagas nos primeiros meses de 2020. Dentre essas obrigações está o IPVA 2020 PR, imposto sobre a propriedade de veículos automotores registrados no estado do Paraná.


O IPVA PR é um imposto estadual, destinado em parte para o governo do estado investir em transporte, saúde, educação; e outra parcela fica para os cofres do município onde cada veículo foi registrado. O pagamento do IPVA Paraná é importante para circular legalmente com seu automóvel, evitando multas e apreensão.

Veja Também:

Detran PR IPVA 2020

O Departamento de trânsito do estado do Paraná, Detran PR é o órgão responsável pelo atendimento aos motoristas paranaenses. É também competência do Detran IPVA PR. Para sanar dúvidas, mudar o endereço de recebimento do boleto IPVA PR e realizar procedimentos relacionados ao trânsito, o proprietário deve buscar atendimento do Detran PR IPVA.

IPVA 2020 PR

O atendimento telefônico do Detran PR é feito 24 horas por dia através dos telefones 0800-643-7373 (Telefone fixo sem custo) e 41 3361-0154 (Telefone fixo e celular). Você pode ainda procurar uma agência física para sanar dúvidas do IPVA Detran PR. As unidades físicas estão espalhadas por todo o estado e atendem e segunda à sexta-feira das 8:00 às 14:00 horas.

Há ainda o aplicativo do Detran para celulares Android e IOS. Através do app é possível realizar vários serviços, dentre eles buscar informações do Detran IPVA PR.

Alíquotas IPVA 2020 PR

O valor do IPVA 2020 PR é calculado de acordo com o valor de venda de cada veículo, informado na tabela FIPE. Este preço é influenciado pelo modelo, marca e ano do automóvel, com base no valor do veículo aplica-se a alíquota tributária definida pela secretaria da fazenda estadual.

No IPVA PR as alíquotas são de:

  • 3,5% para carros movidos à gasolina ou biocombustível e motos.
  • 1% para ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV (gás natural veicular).

Consulta IPVA 2020 PR

Apesar da divulgação de alíquotas não espera-se que cada proprietário de veículo calcule o valor que irá pagar pelo IPVA PR. Para isso, e evitando surpresas no recebimento do boleto há a opção de consulta IPVA PR, disponibilizada na página da Secretaria da Fazenda.

Para fazer a consulta IPVA 2020 PR basta seguir os passos:

IPVA 2020 PR


Passo 01: Acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado do Paraná http://www.fazenda.pr.gov.br/


Passo 02: Na tela inicial do site já há a opção de consulta IPVA PR. Localizada na sessão “Serviços Rápidos”; “IPVA”;

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 03: Nos campos indicados informe o número do Renavam do veículo, os caracteres da imagem de controle, e o final da placa de seu automóvel na opção “data de pagamento”;


Passo 04: Clique em “Consultar”.


Através da consulta IPVA PR você terá acesso aos débitos de seu veículo, e pode se preparar para fazer o pagamento sem assustar-se ao receber o boleto em sua residência.

Saiba Mais:

Tabela IPVA 2020 PR

Buscando organizar o recebimento do IPVA PR, a Secretaria da Fazenda elabora o calendário IPVA 2020 PR, onde separa as datas de vencimento de acordo com o último número da placa do veículo.

Para saber o vencimento do imposto de seu automóvel, procure na primeira coluna da tabela IPVA 2020 PR o último número de sua placa, e nas colunas seguintes estarão as datas de vencimento.

A data de vencimento para a cota única é a mesma data para pagamento da primeira parcela, caso opte pelo pagamento parcelado. É imprescindível ficar atento ao calendário IPVA PR para não acabar perdendo o prazo de pagamento do IPVA.

Em caso de veículos 0 km o pagamento do IPVA é feito junto com o registro do veículo, no emplacamento, que deve ser feito em até 15 dias após a compra do automóvel. No segundo ano de circulação do veículo torna-se vigente o calendário de pagamento IPVA PR divulgado para aquele ano.

Pagamento IPVA 2020 PR

Existem duas formas de pagamento IPVA PR, em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3% sobre o valor total do imposto, ou em três parcelas a serem pagas nos meses de janeiro, fevereiro e março.

O governo do estado envia para o endereço do proprietário do veículo, cadastrado no sistema do Detran o boleto para o pagamento IPVA PR. Neste boleto estão as opções de pagamento com desconto, em cota única e parcelado em três vezes.

Com o boleto em mãos o pagamento pode ser efetuado em agências bancárias do:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Bancoob
  • Rendimento
  • Itaú
  • Sicredi

Pode-se também efetuar o pagamento em correspondestes bancários destes bancos. Caso não possua o boleto para realizar o pagamento, leve consigo o número do Renavam do veículo e solicite a ajuda de atendestes da agência bancária para pagar o IPVA 2020 PR.

Valores acumulados no programa Nota Paraná, que devolve ao consumidor pequena porcentagem de compras feitas com nota fiscal no estado paranaense, podem ser abatidos do valor total do IPVA PR 2020.

Atrasos no pagamento do imposto geram multa de até 10% do valor total do IPVA PR e juros mensais, portanto, fique atento a tabela IPVA PR e realize o pagamento em dia.

É muito importante estar com o IPVA 2020 PR em dia para poder circular legalmente com seu veículo, portanto, fique atento às datas de vencimento do imposto para não acabar levando multas e tendo maiores transtornos.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

IPVA 2020 PR – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!