IPVA 2020 RS – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!

Quem possui automóvel no Rio Grande do Sul já sabe: o começo do ano é época de pagar o IPVA 2020 RS. O imposto sobre propriedade de veículos automotores registrados no estado gaúcho é taxa obrigatória para circular legalmente com carros, motos, caminhões e demais veículos.


É muito importante que o proprietário efetue o pagamento do IPVA RS, pois não pagando estará impedido de licenciar o veículo. A falta de licenciamento pode gerar multa de trânsito e até mesmo apreensão do automóvel, o que trará mais despesas, como o pagamento de diárias pelos dias nos quais o carro fica retido no pátio do Detran RS, sua remoção e os débitos pendentes.

Veja Também:

Detran RS IPVA 2020

O órgão responsável por atender os motoristas é o Departamento de Trânsito, Detran RS IPVA. É através deste órgão que podem ser esclarecidas suas dúvidas, emitidos e retirados alguns documentos e realizados grande parte dos procedimentos que envolvem legislação de trânsito.

IPVA 2020 RS

Dentre suas funções está o IPVA RS, a fiscalização e a formação de condutores. É de suma importância que proprietários de veículos saibam como acessar os serviços do Detran RS.

Para entrar em contado com o Detran RS pode-se utilizar o Disque-Detran através do número 0800-905-5555.O atendimento funciona de segunda à sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. Se busca informações sobre IPVA RS Detran podes ainda procurar uma das diversas agências físicas espalhadas pelo estado gaúcho.

O pagamento IPVA RS é muito importante para a circulação legal de seu veículo, portanto, fique atento ao calendário IPVA RS e não perca a data para quitar o imposto.

Alíquotas IPVA 2020 RS

O valor IPVA 2020 RS muda de acordo com a categoria, marca, e modelo do veículo. O valor de venda é informado e calculado pela FIPE, e posteriormente aplicado sob as alíquotas de tributação da Secretaria da Fazenda estadual.
As alíquotas para o IPVA RS são de

  • 3% para automóveis e camionetas;
  • 2% para motocicletas;
  • 1% para ônibus e caminhões.

Consulta IPVA 2020 RS

A popularização da internet tem como vantagem a facilitação de alguns serviços burocráticos. Assim, o Detran RS e a Secretaria da Fazenda estadual disponibilizam a consulta IPVA RS, onde o contribuinte pode consultar os débitos de seu veículo.

Para realizar a consulta IPVA 2020 RS basta acompanhar os passos a seguir:

IPVA 2020 RS

Passo 01: Acesse o site do Detran RS https://www.detran.rs.gov.br
Na página inicial, na sessão de serviços mais acessados, clique na opção “IPVA e Licenciamento 2020”;

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 02: Você será direcionado a uma nova página; nos campos indicados informe a placa do veículo, o número do Renavam e clique na opção “Não sou um robô”;


Passo 03: Clique em “Consulta”.


Com a consulta IPVA 2020 RS é possível ter acesso ao valor a ser pago de IPVA RS no ano atual e ainda verificar se existem débitos pendentes no registro de seu veículo. A guia para pagamento IPVA RS pode ser impressa nesta página.

Tabela IPVA 2020 RS

Com o intuito de informar aos proprietários de veículos do Rio Grande do Sul o vencimento de seus bens, criou-se o calendário IPVA 2020 RS. As datas de vencimento são organizadas de acordo com o final da placa dos automóveis.

Para consultar o vencimento do seu imposto, encontre no tabela IPVA 2020 RS abaixo o último número de sua placa. A primeira tabela é referente ao pagamento em cota única sem descontos.

O pagamento com desconto irá até 28 de dezembro de 2018 com 3% de desconto. Quem pagar até o dia 28 de fevereiro terá abatimento de 2%. Já os motoristas que deixarem para quitar até 29 de março recebem 1% de desconto. O valor também pode ser parcelado em três vezes, nos meses de janeiro, fevereiro e março, com o vencimento sendo o último dia útil do mês.

No caso de veículos novos, 0 km o pagamento do IPVA é proporcional ao número de meses desde a aquisição do bem, declarada no documento fiscal do veículo.

Pagamento IPVA 2020 RS

O pagamento IPVA RS pode ser efetuado de três maneiras: em cota única com desconto até o mês de março; em três parcelas nos meses de janeiro, fevereiro e março; ou ainda em cota única, sem desconto no mês de abril.

O governo do Rio Grande do Sul possui os programas Bom Motorista e Bom Cidadão que garantem descontos no IPVA RS. O primeiro diz respeito ao tempo que o motorista passa sem receber multas de trânsito, o valor de desconto varia em função deste tempo. Já o segundo, possui relação com as notas fiscais de compras realizadas no estado gaúcho, ao pedir CPF na nota fiscal o contribuinte acumula créditos que podem ser convertidos em desconto no IPVA RS.

Os descontos por antecipação de pagamento e pelos programas Bom Motorista e Bom cidadão são cumulativos, fazendo com que alguns proprietários tenham cerca de 20% de desconto no valor total do IPVA RS.

Você pode efetuar o pagamento IPVA RS nas agências de bancos autorizados:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú
  • Bradesco

Correspondentes bancários destes bancos e Casas Lotéricas também estão autorizados a receber o pagamento.

Caso não possua o boleto IPVA RS em mãos você pode imprimi-lo na página do Detran RS, como demonstrado na sessão Consulta IPVA 2020 RS. Com o número do Renavam é possível emitir a guia nos caixas eletrônicos de agências bancárias autorizadas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

IPVA 2020 RS – DETRAN, CONSULTA, VALOR, TABELA – CONFIRA!